Safra dos Cafés do Brasil de Coffea arabica atinge 38,90 milhões de sacas e equivale a 40% da produção mundial dessa espécie

Imprimir
Em nível global a safra de C. arabica totaliza 97,3 milhões e a brasileira 38,90 milhões de sacas de 60kg em 2023

A produção mundial de café estimada para a safra de 2023, consideradas as duas espécies de café cultivadas comercialmente no planeta, Coffea arabica (café arábica) e Coffea canephora (café robusta+café conilon), foi calculada em um volume físico total equivalente a 171,4 milhões de sacas de 60kg, número que representa um ligeiro acréscimo em torno de 4%, caso seja comparado com a safra do ano anterior.

No contexto da produção mundial de café das duas espécies mencionadas, verifica-se que a produção global da espécie de C. arabica foi estimada em 97,3 milhões de sacas, volume que corresponde a 56,8% do total mundial, e, adicionalmente, que a safra total de C. canephora, estimada em 74,1 milhões de sacas, representa 43,2% da colheita dessa espécie em nível mundial. Assim, para fins de estabelecer uma simples base comparativa, pretende-se nesse estudo e análise demonstrar a dimensão das safras dos três países maiores produtores de café do mundo: Brasil, Vietnã e Colômbia.

O Brasil, que é o maior produtor mundial de café, teve sua safra do ano-cafeeiro de 2023 calculada em 55,07 milhões de sacas de 60kg, incluindo as duas espécies cultivadas no País, sendo 38,90 milhões de sacas da espécie de C. arábica, as quais correspondem a 70,6% da safra total dos Cafés do Brasil, e, em complemento, 16,16 milhões de sacas de C. canephora, que correspondem a 29,4% do total colhido em 2023 no País.

Os dados e números que permitiram realizar esta breve análise da performance da safra da cafeicultura mundial, no caso, apenas para estabelecer uma base comparativa das safras do Brasil, Vietnã e Colômbia,  foram obtidos do Sumário Executivo do Café – Janeiro 2023, o qual é elaborado e divulgado mensalmente pela Secretaria de Política Agrícola – SPA, do Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa, e está disponível na íntegra no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.

Leia esta ANÁLISE/DIVULGAÇÃO na íntegra na página da EMBRAPA CAFÉ e do Observatório do Café e do Consórcio Pesquisa Café.

Conheça o acervo de publicações da Embrapa Café e baixe os arquivos pelo link https://www.embrapa.br/cafe/publicacoes. Acesse também todas ANÁLISES e notícias da cafeicultura no Observatório do Café.

Fonte: Embrapa Café