RO: Idaron alerta sobre a importância do cafeicultor adquirir mudas de café certificadas e evitar ameaças à lavoura

Imprimir
O período de chuva está se iniciando, época em que os produtores de café aproveitam para o plantio de mudas em novas áreas e renovação da lavoura. Para garantir a produtividade e a manutenção da alta qualidade do produto no Estado, o Governo de Rondônia, através da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), alerta para o controle da produção das mudas e as exigências que o agricultor deve fazer na hora de adquirir a planta.

“A primeira coisa que o produtor deve exigir do viveiro é que ele apresente a Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV) e a nota fiscal. Ambas podem ser emitidas diretamente no site da Agência Idaron”, explica Renê Suaiden Parmejiani, Fiscal Estadual Agropecuário e coordenador da Fiscalização de Sementes e de Mudas.

As exigências, além de atender ao Programa Oficial de Prevenção e Controle de Nematoides das Galhas (Meloidogyne spp.) em mudas de café, que é reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), garantem ao produtor maior qualidade na produção e melhor resultado na colheita, com frutos economicamente competitivos. “O processo de Certificação Fitossanitária é rígido e incide diretamente sobre a lavoura, uma vez que garante a produção de mudas livres de nematoides”, salienta Renê Parmejiani, acrescentando que todo o processo está em conformidade com a Portaria 558/16, da Agência Idaron.

“Vale ressaltar que, se não comprar em viveiros certificados, o produtor corre o risco de introduzir na lavoura uma praga de difícil controle que, invariavelmente, resultará em prejuízos econômicos e queda na produção”, avalia o técnico.

Segundo ele, para o cafeicultor que está em busca de mudas, a Agência Idaron, além de realizar o controle da produção de mudas de café de alta qualidade, disponibiliza no site oficial, a lista de viveiristas inseridos no processo de Certificação Fitossanitária de Origem. “Assim o cafeicultor pode garantir a procedência das mudas e evitar colocar em risco a sanidade da lavoura e de toda a produção”. Caso o produtor encontre irregularidades, ele pode comunicar à Agência Idaron através do Disk Idaron 0800-643 4337.

Fonte: Secom – Governo do Estado de Rondônia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

prediksi dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto link togel dapurtoto bandar togel dapurtoto situs togel terpercaya dapurtoto situs togel resmi dapurtoto bo togel dapurtoto situs togel online dapurtoto 10 situs togel terpercaya dapurtoto situs toto agen togel dapurtoto 5 bandar togel terpercaya dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto agen togel online dapurtoto agen toto dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto situs toto 4d dapurtoto agen toto dapurtoto situs toto dapurtoto agen toto dapurtoto