Retrospectiva 2023 da Associação Brasileira da Indústria de Café

Imprimir

Em 2023, a ABIC comemorou 50 anos de existência dedicados à promoção do café brasileiro

Este ano foi bastante especial para a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). Além de comemorar 50 anos, a entidade se manteve firme em seu objetivo de apoiar a indústria nacional e educar o consumidor sobre o consumo de cafés de qualidade. Confira as ações de 2023 da Associação!

Reforço ao novo padrão de classificação para o café torrado comercializado no Brasil

O ano também marcou o esforço da ABIC em alertar os varejistas sobre o novo padrão de classificação para o café torrado comercializado no Brasil, criado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, em vigor desde o início do ano. A regra vai ao encontro dos objetivos do Ministério da Agricultura e da ABIC: garantir a oferta de produtos de qualidade e de segurança ao consumo e, ao mesmo tempo, estimular o desenvolvimento sustentável de toda a cadeia produtiva e uma concorrência leal no mercado. A ABIC atua lado a lado da indústria e dos supermercadistas para assegurar uma boa adequação à legislação.

ABIC foi homenageada pela Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados homenageou, em Brasília/DF, os 50 anos da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). A cerimônia, que ocorreu no Plenário Ulysses Guimarães, teve como objetivo celebrar a trajetória da entidade, considerada revolucionária por apoiar a indústria brasileira e implementar os Selos de Certificação do Café, responsáveis por reduzir o nível de impureza nos produtos nacionais. A homenagem foi idealizada pelo Deputado Federal Evair Vieira de Melo (PP/ES), e contou com o apoio da Frente Parlamentar do Café e das demais entidades do setor.

Lançamento do Selo Especial

Durante a Semana Internacional do Café (SIC), em novembro, a ABIC lançou a categoria Especial para café torrado em seu Programa de Qualidade do Café (PQC). A iniciativa, inédita, reflete o comprometimento da entidade com a percepção do consumidor e com a evolução do mercado. O Selo Especial é, também, uma estratégia para assegurar e expandir a oferta de produtos diferenciados, promovendo qualidade e valor agregado em resposta à crescente demanda dos consumidores brasileiros por experiências sensoriais únicas.

A iniciativa Gôndola Certificada

A Gôndola Certificada é uma iniciativa apresentada pela ABIC que visa promover a segmentação da gôndola para atrair a atenção do consumidor para os diferentes estilos e categorias do café. O projeto propõe uma nova exposição dos cafés nos supermercados. No lugar de divisões por marca, estarão as divisões por categorias, estilos e atributos, sinalizando se os produtos disponíveis se encaixam como Tradicional, Extraforte, Superior, Gourmet e Especial, com a exibição das características sensoriais de cada. 

Com isso, a ABIC irá estreitar as relações com o setor supermercadista e irá apresentar o cadastro positivo de marcas certificadas e em conformidade com a legislação, para uma seleção consciente de seus fornecedores e, consequentemente, a oferta de um café seguro para os clientes.

Sucesso do 29º ENCAFÉ

A 29ª edição do ENCAFÉ foi um sucesso. Realizado no Resort Vila Galé localizado no estado de Alagoas, entre os dias 15 e 19 de novembro, o evento foi marcado pela comemoração do aniversário de 50 anos da ABIC e pelo lançamento de um livro comemorativo que celebra o meio século da história da entidade, com ilustrações da artista plástica Valéria Vidigal. Industriais, autoridades, membros importantes do setor e palestrantes de renome estiveram presentes, oferecendo aos participantes conteúdos exclusivos sobre os mais diversos temas.

Conquista da coluna no site da EXAME

Em 2023, a ABIC passou a assinar uma coluna quinzenal exclusiva no site da EXAME Casual. A conquista veio por meio de uma negociação da Usina da Comunicação, assessoria de imprensa da entidade, com o editor do canal. O conteúdo possui técnicas de SEO, tem caráter informativo, apresenta ao leitor curiosidades e novidades do setor e da indústria.

Pavel Cardoso, Presidente da ABIC, celebra as conquistas de 2023 e traça metas para 2024: “O ano foi muito positivo para a entidade. A atuação da Associação se fez bastante presente e conquistou marcos importantes para a indústria e, também, valorizou ainda mais o consumidor do café nacional. O café brasileiro é uma potência, e a ABIC seguirá trabalhando para que ele seja, cada vez mais, referência no mundo, bem como sinônimo de qualidade e pureza. Seguiremos trabalhando a favor da segurança do alimento e respeitando as preferências do consumidor. No próximo ano, os associados seguirão encontrando na ABIC apoio na promoção do nosso tão amado café, seja junto ao varejo, junto a outras entidades e junto aos parlamentares. Faremos de 2024 um excelente  ano para a indústria cafeeira”.

Assessoria de Imprensa | Usina da Comunicação