Projeto quer estimular a sucessão familiar na cafeicultura

Imprimir
Entre esta segunda-feira (31/07) e a próxima sexta-feira (04/08), 40 jovens agricultores participam de uma capacitação que aborda desde cultivo até análise multissensorial do café em São Sebastião do Paraíso, sul de Minas Gerais. O projeto Fazedores de Café possui duas versões, a da Cidade e a do Campo, esta última com foco em sucessão familiar na cafeicultura.

A ação versão ‘Cidade’ foi criada há 10 anos por uma cafeteria de São Paulo, a Sofá Café, para, na época, ajudar jovens em situação de vulnerabilidade a se formarem como baristas, com foco em empregabilidade.

Em 2014, a Nestlé passou a integrar o projeto. Ao longo das edições do programa, 58 profissionais formaram-se baristas, com uma taxa de empregabilidade de 90%.

Em 2019, as empresas parceiras decidiram criar uma versão no meio rural para a ação, só que com foco em sucessão familiar nas fazendas de café. Na quinta edição do “Fazedores de Café Campo”, os participantes que estão em áreas cafeeiras têm aulas sobre cultivo, análise multissensorial dos grãos e técnicas de barismo.

Sucessão rural
A ampliação do projeto acontece também, segundo a Nestlé, para suprir uma necessidade percebida pela empresa na sua rede de cafeicultores em relação às novas gerações de cafeicultores.

Uma dos objetivos é estimular um cultivo mais sustentável e de máxima qualidade, além de auxiliar na manutenção produtiva, melhorando o cenário sucessão familiar.

Nesse sentido, em 2022, a empresa lançou no Brasil uma edição especial do café “Origens”, com grãos produzidos por jovens cafeicultores da região da Chapada Diamantina, na Bahia, e que teve 100% do lucro revertido ao projeto e nasceu a partir do café produzido por jovens cafeicultores da região da Chapada Diamantina.

“Conseguimos conectar jovens e fazer com que eles entendam todas as possibilidades dentro da cadeia do café, além de inspirar novas gerações que transformam suas comunidades”, explica Taissara Martins, gerente de Sustentabilidade para Cafés da Nestlé.

Desde sua primeira edição, a iniciativa já formou 163 jovens agricultores em Linhares, no Espírito Santo, e na Chapada Diamantina, na Bahia.

Por Isadora Camargo — São Paulo (SP) | Fonte: Globo Rural

Image by wirestock on Freepik