Projeto cria roteiro turístico dos cafés da Alta Mogiana, entre São Paulo e Minas Gerais

Imprimir
O autor da proposta, deputado Marangoni (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

O Projeto de Lei 53/23 cria o roteiro turístico dos cafés da Alta Mogiana, passando pelos estados de São Paulo e Minas Gerais. A criação do roteiro tem como objetivo fortalecer a identidade, favorecer parcerias, aumentar a qualidade e o volume de negócios na região. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

A Alta Mogiana produz de 2 a 3 milhões de sacas de café ao ano e envolve mais de 5 mil produtores. A região já tem a certificação que a reconhece como produtora de cafés especiais.

“A criação de um roteiro turístico dos cafés da Alta Mogiana favorecerá o resgate cultural e histórico da cultura da cafeicultura região, a divulgação do produto e a própria identidade regional”, afirma o autor, deputado Marangoni (União-SP).

Segundo o projeto, o roteiro envolverá atividades de turismo rural com ênfase na cafeicultura. Farão parte da rota, em São Paulo, os municípios de Altinópolis, Batatais, Buritizal, Cajurú, Cristais Paulista, Franca, Itirapuã, Jeriquara, Nuporanga, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Santo Antônio da Alegria e São José da Bela Vista.

Em Minas Gerais, o roteiro abrange os municípios de Claraval, Capetinga, Cassia, Ibiraci, Itamogi, Sacramento, São Sebastião do Paraíso e São Tomás de Aquino, congregando atividades de turismo rural com ênfase na cafeicultura.

Tramitação
A proposta ainda será despachadas para análise das comissões permanentes da Câmara.

Fonte: Agência Câmara de Notícias