Produção mundial de café cai 3% na safra 2013/2014, informa USDA

Imprimir

A produção mundial de café na safra 2013/2014 está estimada em 146 milhões de sacas de 60 kg, o que corresponde a uma queda de 4,4 milhões de sacas em relação ao período anterior, segundo relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), divulgado na sexta, dia 21. A redução de cerca de 3% se deve ao ano de ciclo negativo no Brasil – a produção nacional alterna ano de safra cheia com outro de menor colheita – e, em menor grau, ao problema de ferrugem nos cafezais da América Central e do México.

A produção brasileira de café em 2013/2014 está projetada pelo USDA em 53,7 milhões de sacas, queda de 2,4 milhões de sacas perante o período anterior. Segundo o USDA, a exportação do país está estimada em 27,5 milhões de sacas, enquanto o estoque final deve crescer pelo segundo ano consecutivo.

A estimativa para América Central e México, que respondem por um quinto da produção de arábica no mundo, apresenta queda de 1,4 milhão de sacas na produção, para 16,5 milhões de sacas, devido ao problema com ferrugem. A previsão é de queda de 29% na produção de El Salvador, seguido de Nicarágua (-19%), Costa Rica (-15%), México (-12%), Panamá (-11%), e Guatemala (-8%). A safra de Honduras se recupera em cerca de 9%, com a entrada em produção de cafezais novos. A exportação da região deve recuar 1,1 milhão de sacas, para 14 milhões de sacas.

A produção do Vietnã está projetada em 24,8 milhões de sacas, abaixo do período anterior. O levantamento considera que os embarques de café reduzem 200 mil sacas, para 23 milhões de sacas, enquanto o consumo continua a se espalhar pelo país, segundo USDA.

A safra da Colômbia está prevista em 9 milhões de sacas, igual ao período anterior, mas ainda 3,5 milhões abaixo da safra 2007/2008, do nível pré-crise. A exportação colombiana pode aumentar 300 mil sacas, para 8 milhões de sacas, reduzindo os estoques.

Na Índia, a produção deve permanecer em 5,2 milhões de sacas, para um embarque de 3,75 milhões de sacas. A safra da Indonésia diminui 1,3 milhão de sacas, para 9,2 milhões, conforme o USDA, principalmente por causa do clima adverso. A exportação pode cair 1,3 milhão de sacas, para 5,6 milhões de sacas.

A União Europeia, responsável por quase metade das importações de café do mundo, deve diminuir as compras para cerca de 44,3 milhões de sacas. Os principais fornecedores são Brasil (30%), Vietnã (20%), Peru (6%) e Índia (6%). Os estoques finais, bem como o consumo, diminuem gradualmente, avalia o USDA.

Os Estados Unidos, segundo maiores importadores, devem adquirir 22,2 milhões de sacas, representando leve queda ante o período anterior. Os principais fornecedores são (25%), Vietnã (18%) e Colômbia (13%). O consumo e os estoques finais permanecem estáveis.

Com relação à safra 2012/2013, o USDA revisou para baixo a produção mundial, em relação à previsão de dezembro passado, em 600 mil sacas, para 150,7 milhões de sacas.

Fonte: Estadão Conteúdo / Canal Rural

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

prediksi dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto link togel dapurtoto bandar togel dapurtoto situs togel terpercaya dapurtoto situs togel resmi dapurtoto bo togel dapurtoto situs togel online dapurtoto 10 situs togel terpercaya dapurtoto situs toto agen togel dapurtoto 5 bandar togel terpercaya dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto agen togel online dapurtoto agen toto dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto situs toto 4d dapurtoto agen toto dapurtoto situs toto dapurtoto agen toto dapurtoto