Primeiro Workshop de Atualização das Estratégias de Agricultura Climaticamente Inteligente acontece na próxima semana

Imprimir

O Consórcio Cerrado das Águas e o Café Plus Cerrado Mineiro, programa da UFV – Universidade Federal de Viçosa, se uniram, recentemente, para promoverem a atualização das estratégias de agricultura climaticamente inteligente no primeiro Workshop que será realizado no campus da UFV, em Rio Paranaíba, no dia 16 de setembro.

O evento, que conta com inscrições abertas, reúne em sua programação, especialistas e pesquisadores do setor para debaterem com o público, formado, principalmente, pela cadeia produtiva do café, sobre os riscos, desafios e oportunidades que envolvem a agricultura perante às mudanças climáticas e, assim, traçar as melhores estratégias para alcançar resiliência climática.

Parceria para disseminar a agricultura inteligente

A convergência de objetivos uniu os parceiros nesta iniciativa promissora. “Acompanhando o trabalho desenvolvido pelo Consórcio Cerrado das Águas com a Prefeitura de Rio Paranaíba, foi notável o alinhamento dos objetivos com o Café Plus. Assim, foi estabelecida uma parceria de forma rápida e o Workshop é uma das ações que temos promovido em conjunto. Os objetivos se complementam e temos promovido esse evento que será um momento de troca de experiências para o fortalecimento da cafeicultura do Cerrado Mineiro”, avalia o Pedro Ivo, professor da UFV e coordenador do programa Café Plus.

A realização deste primeiro workshop conta com o apoio do Sebrae e da UFV, cuja motivação e idealização do evento é explicada pela secretária executiva do Consórcio Cerrado das Águas, Fabiane Sebaio.

“A ideia do Workshop é unir pesquisadores e produtores rurais em um mesmo ambiente, aproximando os dois públicos, com o intuito de apresentar o que a ciência tem feito de melhor e, ao mesmo tempo, agregar a experiência dos produtores com seu trabalho em campo, unindo as duas vertentes”, esclarece a secretária executiva.

Um dos objetivos do evento é que, ao final, seja publicado um documento contendo a atualização das estratégias, bem como parcerias para pesquisa e desenvolvimento do tema nas propriedades, tornando as práticas mais eficientes, conectando paisagens para mitigar os efeitos do clima, de forma conjunta e criando um espaço para o desenvolvimento da cafeicultura no Cerrado Mineiro.

A programação pode ser conferida e inscrição realizada pelo endereço eletrônico: https://www.sympla.com.br/i-workshop-de-atualizacao-das-estrategias-de-agricultura-climaticamente-inteligente__1677164

Podcast MudAgora

O Podcast MudAgora é uma inciativa do Consórcio Cerrado das Águas que também conta com a parceria do Programa Café Plus e conta com o apoio da UFV. Como forma de trazer conhecimentos sobre técnicas e práticas de agricultura climaticamente inteligente, o conteúdo em áudio traz entrevistas com especialistas e cafeicultores sobre o assunto e promove a disseminação de conhecimento, sendo, por isso, uma iniciativa que antecipa o que o público encontrará no Workshop.

O episódio de número 6, disponível no Youtube e no Spotiffy, traz informações sobre a realização do evento e informações ainda sobre a continuidade desta parceria de fortalecimento para a agricultura climaticamente inteligente entre Consórcio Cerrado das Águas e Programa Café Plus (UFV).

O conteúdo pode ser acessado logo abaixo:

Sobre o Consórcio Cerrado das Águas

Criado em 2015, em Patrocínio – MG, o Consórcio Cerrado das Águas tem como objetivo conscientizar produtores da região sobre a importância de seus ativos ambientais por meio do diagnóstico e investimento nos mesmos, garantindo sua preservação a longo prazo.

A iniciativa possui como membros associados as seguintes empresas: Nescafé, Expocaccer, Nespresso, Lavazza, Cooxupé, CofCo, Volcafé, Stockler e Daterra, além das instituições apoiadoras como Federação dos Cafeicultores do Cerrado, CerVivo, Imaflora e IEB – Instituto Internacional de Educação do Brasil.

Em 2019, o projeto piloto recebeu do Fundo de Parcerias para Ecossistemas Críticos (CEPF) o valor de US$400 mil para implementar o programa que irá promover, inicialmente, o investimento e a proteção dos ecossistemas naturais encontrados em mais de 100 propriedades ao longo da bacia do Córrego Feio. A quantia é o maior subsídio já concedido pelo CEPF, que conta com exigentes doadores como a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), União Europeia, Fundo Mundial para o Ambiente (GEF), Governo do Japão e Banco Mundial

Saiba mais acessando: http://cerradodasaguas.org.br

Fonte: Assessoria de Comunicação CCA