Previsão de chuva nas áreas produtoras de café até quarta-feira

Imprimir

A meteorologia prevê chuvas nesta semana em todas as regiões produtoras de café de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. As chuvas deverão persistir até quarta-feira, informa a Somar Meteorologia.

Segundo o agrometeorologista da Somar, Marco Antonio dos Santos, a colheita do grão deverá ser mais uma vez interrompida. A oferta de cafés finos e de boa qualidade, que já diminuirá por causa de chuvas anteriores, poderá ficar ainda mais comprometida. As condições para colheita só voltam a ficar favoráveis na tarde de quinta-feira. Com relação ao frio, não há mais previsões de frio extremo e nem formação de geadas nesta semana.

A Somar destaca que a passagem de uma massa de ar polar sobre as áreas de café provocou declínio acentuado das temperaturas, principalmente na madrugada de sexta-feira (13) para sábado. Houve formação de geadas em pontos mais altos, com altitude acima dos 1.200 metros na região sul de Minas Gerais. Não houve, porém, danos significativos à cultura, até porque as temperaturas ficaram acima de 1 grau, informa a Somar.

Cabo Verde (MG) registrou temperatura de 3,8 graus no inicio da manhã de sábado, enquanto Poços de Caldas (MG) teve temperatura de 3 graus. Temperaturas abaixo de 1 grau podem provocar danos significativos aos cafezais. Na região norte do Paraná, as baixas temperaturas também não causaram prejuízos aos cafezais, já que as mínimas oscilaram entre 4 graus e 5 graus.

Em compensação, observa dos Santos, as chuvas causam preocupações ao setor. Desde o início da colheita, em junho, as chuvas vêm ocorrendo com certa frequência, atrapalhando o pleno andamento da colheita e, em especial, a secagem dos grãos. Há relatos de quebra significativa na qualidade dos cafés, prejudicando, sobretudo, a bebida.

A Somar alerta que as chuvas também podem afetar o florescimento da próxima safra, que será colhida em 2013. "Para que o café dê uma boa florada, há a necessidade de que haja um forte estresse hídrico (falta de água) entre os meses de julho e agosto e isso dificilmente ocorrerá, já que o solo apresenta bons níveis de umidade", informa dos Santos.

Fonte: Agência Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

dapurtoto

dapurtoto

dapurtoto

bo togel terpercaya

link togel

bandar togel resmi

situs togel terpercaya

situs togel resmi

bo togel

situs togel online

10 situs togel terpercaya

situs togel tereprcaya

5 bandar togel terpercaya

bo togel terpercaya

agen togel online

agen toto

bo togel terpercaya

agen toto

situs toto

agen toto

bandar togel resmi

bo togel terpercaya

situs toto 4d

situs toto

bo togel terpercaya

situs toto togel