Premiado café brasileiro ganha edição de colecionador

Imprimir

Orfeu lança microlote especial com 500 garrafas de grãos orgânicos vencedores do concurso AROMA 2022. Saiba onde conseguir a sua

Assim como o vinho, o café possui uma complexidade de sabores, aromas, acidez e outras características que podem ser exploradas e apreciadas por aqueles que se dedicam a conhecer essa fascinante bebida. Se você é um deles e adora mergulhar em um universo de descobertas gustativas, vai adorar essa notícia.

A Orfeu Cafés Especiais colocará à venda uma edição limitada de 500 garrafas vedadas à rolha da variedade Arara. Numeradas à mão, cada uma delas abriga 330g de grãos orgânicos de torra clara, com doçura indisfarçável, acidez equilibrada e corpo aveludado.

Inspirado na ave brasileira ararajuba, o café terá uma tag com o pássaro feita pelo grupo Bordadeiras da Fazenda, composto por funcionárias e familiares de colaboradores da empresa. Além disso, o produto virá acompanhado de um porta-garrafa de linho e couro. Quer garantir o seu? Então, atenção: o café será vendido apenas pelo e-commerce da marca.

A bebida venceu o AROMA 2022 da Brazilian Specialty Coffee Association (BSCA), concurso voltado para fazendas com certificação de sustentabilidade — Foto: Divulgação

Café premiado

No mercado de cafés especiais desde 2005, Orfeu realiza uma seleção cuidadosa dos melhores grãos para garantir uma bebida excepcional. De forma sustentável, os cafés são cultivados em terroir ideal, nas altas montanhas do Sul de Minas Gerais e Mogiana, entre 1000 e 1570 m de altitude e em baixas temperaturas.

Em 2022, a primeira safra de Arara foi colhida à mão e secou-se ao sol, sem pressa, naturalmente. Depois de torrada, originou-se um café de aromas complexos, doçura marcante, acidez luminosa e corpo sedoso. Suas notas remetem a frutas cítricas, como laranja, limão e mexerica, e também destacam cana em garapa, rapadura e melaço.

Não demorou muito para a bebida vencer o AROMA 2022 da Brazilian Specialty Coffee Association (BSCA), concurso voltado para fazendas com certificação de sustentabilidade. Ele premia os melhores cafés especiais da última safra. Esta é a 5°conquista de Orfeu em 6 anos de concurso.

Por ter sido vencedor de um concurso tão respeitado, o microlote poderia ter sido vendido no exterior por um preço altíssimo. Mas Orfeu renuncia a isso, pois, desde seu surgimento, tem como propósito produzir e proporcionar aos brasileiros um dos melhores cafés do mundo, tendo estabelecido um novo patamar de qualidade de café para apreciadores do país. A marca quer fazer com que os brasileiros possam degustar um excelente café, assim como os franceses degustam excelentes vinhos.

*Em casa, Orfeu recomenda que os grãos sejam moídos em moinho manual ou superautomático e preparados no método coado na proporção de 11g de café para 100 ml de água. Em caso de máquinas de espresso, a medida é de 9g para 40 ml de água.

Fonte: Vogue