Pesquisador da Embrapa Café/Procafé participa de ação do Programa Café Seguro

Imprimir

O Café Seguro é um programa que tem o objetivo de conscientizar e orientar o produtor de café sobre os cuidados na produção que garantam um grão livre de contaminantes, incentivando o produtor ao uso das Boas Práticas Agrícolas.

Essa necessidade de um trabalho de orientação aos cafeicultores surgiu com as crescentes exigências do mercado tanto interno quanto externo, visando evitar problemas futuros, como o que ocorreu recentemente com o Japão que recusou alguns lotes de café, por identificar resíduos de agrotóxicos acima dos limites toleráveis.

O uso correto dos agrotóxicos só traz benefícios, já que há ganhos em segurança ao homem, aos grãos de café e ainda proteção do meio ambiente. Esse trabalho é feito com técnicos e com o produtor rural e foi estruturado por um grupo de trabalho formado por representantes de instituições ligadas ao setor cafeeiro, como MAPA, EMBRAPA, CNA, SINDAG, sob a coordenação do setor exportador através do CECAFÉ.

Como parte das ações do Programa Café Seguro, instituições públicas e privadas ligadas ao café estão realizando, em diversas regiões brasileiras, palestras de conscientização e orientação para técnicos e produtores rurais.

Uma das ações do programa foi a palestra do pesquisador da Embrapa Café/Procafé, Carlos Henrique Carvalho (foto), no último dia sete, em Santo Antônio do Amparo, durante o Circuito Sul Mineiro de Cafeicultura. Nesse evento mais de 300 pessoas foram sensibilizadas aos cuidados necessários com a cultura do café. E dando continuidade as ações do programa o pesquisador realizará outra palestra sobre “Café Seguro” no próximo dia dezessete de abril em Silvianópolis/MG, em reunião realizada pela Cooxupé.

Além das ações do Programa Café Seguro que contribui para a maior qualidade da produção, outro motivo de comemoração é o aumento de 0,7% dos estoques de café verde nos portos japoneses no mês de fevereiro, segundo informações da Dow Jones. Este é considerado o primeiro aumento mensal desde julho de 2009.

Fonte: Embrapa Café

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *