Pedal solidário marca início do período de plantio no Bioma Cerrado

Imprimir

Evento faz parte do Programa Socioambiental Viveiro de Atitude e arrecadou fundos para tratamento de pessoas com câncer, em Monte Carmelo, MG

No domingo (23) o Programa Socioambiental Viveiro de Atitude  promoveu o Pedal Solidário “O Bioma Cerrado é Nosso”, com o objetivo conscientizar a conservação, proteção e preservação do Bioma Cerrado; dar início ao período de plantio de mudas; além de angariar fundos para o grupo Corrente do Bem. A ação inovadora foi idealizada pela Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado de Monte Carmelo (monteCCer), com o apoio do Sicoob Montecredi.

A largada teve início às 8h, no Clube da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), e reuniu mais de 130 ciclistas de toda a região para uma trilha inédita com 30 km, percorrendo propriedades rurais de Monte Carmelo- MG, passando pelo Viveiro de Atitude e pelo Parque da Matinha, onde foram realizados o plantio de mudas típicas do Cerrado na sua nascente.

Ciclista, Fernando Fialho é da cidade de Uberlândia e faz questão de participar de eventos desta categoria. “Pra mim é gratificante pois além de praticar o esporte que amo, ainda contribuo para o tratamento de pessoas que precisam de ajuda financeira para dar continuidade ao tratamento”, diz.

Toda a verba arrecadada com as inscrições, R$11.000, foi destinada ao Grupo Corrente do Bem, que atende 112 pessoas em tratamento contra o câncer por meio do fornecimento de frutas, cestas básicas, fraldas e medicamentos.

Sebastião Pereira, tesoureiro do Grupo Corrente do Bem, diz que R$11.000 é o valor que o grupo tem com as despesas mensais das pessoas que necessitam de auxílio. “Este montante repassado ultrapassou e muito nossas expectativas,” relata ele emocionado.

O Programa Socioambiental Viveiro de Atitude

Mantido por 150 fazendas cooperadas da monteCCer o programa tem como propósito criar projetos e ações de conservação do Bioma Cerrado. Por ano, o Viveiro de Atitude tem capacidade para produzir 60 mil mudas de mais de 120 espécies nativas. As mudas são comercializadas a um preço simbólico e 100% da renda é doada para instituições que cuidam de crianças e idosos em Monte Carmelo.

Fonte: Comunicação Monteccer