Participação brasileira na Specialty Coffee Expo 2022 rende US$ 18,6 milhões em negócios imediatos

Imprimir
A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), como atividade do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, que desenvolve em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), realizou ação promocional dos cafés especiais do país na Specialty Coffee Expo 2022, que ocorreu entre 8 e 10 de abril, em Boston, Estados Unidos, e contou com a presença de mais de 420 empresas expositoras e público superior a 10 mil pessoas.

O estande da BSCA na feira, que é considerada a maior de cafés especiais das Américas, contou com bancadas de associados, que expuseram seus produtos ao público presente. No espaço, também foram realizadas sessões de degustação dos cafés de empresas e produtores brasileiros, dos membros da Associação e participantes do projeto setorial, havendo, ainda, espaço para networking, reuniões e rodadas de negócios.

Durante o evento, os empresários brasileiros realizaram 890 contatos comerciais, sendo 521 com novos potenciais clientes. Esse relacionamento rendeu US$ 15,536 milhões em negócios na feira e a projeção para o fechamento de mais US$ 131,066 milhões ao longo dos próximos 12 meses.

No que se refere especificamente às seções de degustação e rodada de negócios realizadas no estande da BSCA, foram feitos 165 contatos, sendo 83 novos, os quais renderam US$ 3,040 milhões e a perspectiva para a concretização de mais US$ 16,542 milhões até março de 2023.

Ao todo, a participação brasileira, coordenada pela BSCA em parceria com a ApexBrasil, rendeu US$ 18,576 milhões em negócios presencialmente. Nos próximos 12 meses, se confirmadas as expectativas, devem ser gerados mais US$ 147,608 milhões, o que significa que a ação pode gerar US$ 166,2 milhões aos cafés especiais do país.

“O mercado norte-americano é muito avançado em educação e capacitação relacionadas a cafés especiais. O Brasil, nos últimos anos, além de fazer seu dever de casa, otimizou a sustentabilidade e a qualidade nos processos produtivos, o que se reflete, a cada ano, em resultados excepcionais nas principais feiras mundiais, como o exemplo dessa participação na Specialty Coffee Expo 2022”, comenta o presidente da BSCA, Henrique Cambraia.

BRAZIL. THE COFFEE NATION
O projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation” é desenvolvido pela BSCA e pela ApexBrasil com foco na promoção comercial do produto brasileiro no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos grãos nacionais em todo o mundo e posicionar o país como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas.

O projeto atual tem como mercados-alvo: i) Canadá, Estados Unidos, China, Coréia do Sul, Japão, Alemanha, Espanha, Polônia, Reino Unido, Turquia, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, China, Emirados Árabes Unidos, Chile, Portugal e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.

A iniciativa visa, ainda, expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros. As empresas que ainda não fazem parte podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / 99824-9845 / 99879-8943 ou do e-mail info@bsca.com.br.

Fonte: Comunicação BSCA