Países da América Central têm previsão de perdas de 5% a 40% na safra de café

Imprimir

Apesar das quedas dos preços do café arábica observadas na semana passada na bolsa de Nova York, com muitos agentes de bolsa justificando o recuo pela grande oferta do grão no mercado mundial, o Conselho Nacional do Café (CNC) demonstra preocupação com a redução da produção na América Central, afetada pela ferrugem, falta de investimentos e pelo clima adverso.

O CNC, em seu boletim semanal, afirma que os relatos mais recentes apontam que os principais países produtores do continente devem sofrer perdas de 5% a 40% na safra cafeeira somente em virtude da incidência da ferrugem, provocada pelo fungo “roya”.

As projeções de entidades produtoras dos países da América Central apontam a incidência da doença em 5% dos cafezais da Nicarágua; 6% na Costa Rica; 15% na Guatemala; de 20% a 30% em Honduras; de 20% a 40% em El Salvador.

O México, na América do Norte, também está sendo afetado pela ferrugem do café. As previsões iniciais apontavam crescimento de até 20% na safra 2012/13, mas os prognósticos serão revistos. Segundo agências de notícias internacionais, existe uma contaminação agressiva do fungo nos cafezais do Estado de Chiapas, que ameaça reduzir a safra do país. O México colheu 4,3 milhões de sacas em 2011/12.

A própria Organização Internacional do Café (OIC), em seu último relatório sobre mercado referente a dezembro de 2012, reduziu em 1,3% a estimativa de produção mundial no ciclo 2012/13, para 144,1 milhões de sacas.

De acordo com a entidade, a revisão foi em função da menor safra esperada de alguns países da América Central por causa do clima adverso, pragas e doenças. Além disso, a OIC acrescentou que relatos de ferrugem em vários países centro-americanos poderão encurtar ainda mais essa projeção. A produção da América Central somada à do México é projetada pela OIC em 19,736 milhões de sacas, o que representa 13,69% da colheita mundial prevista pela entidade em 2012/13.

De acordo com o CNC, esse cenário preocupante sobre a sanidade dos cafezais centro-americanos fica ainda mais grave ao analisar o comportamento dos preços praticados.

Com as cotações em níveis que praticamente equivalem aos custos de produção, não há como o produtor de café investir no combate ou no controle da ferrugem e de outras pragas e doenças.

Caso o mercado não reaja, segundo o CNC, “fazemos o alerta que o equilíbrio entre oferta e demanda mundial poderá se perder e poderemos notar escassez do produto em curto e médio prazos”.

Fonte: Valor Econômico

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

prediksi dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto link togel dapurtoto bandar togel dapurtoto situs togel terpercaya dapurtoto situs togel resmi dapurtoto bo togel dapurtoto situs togel online dapurtoto 10 situs togel terpercaya dapurtoto situs toto agen togel dapurtoto 5 bandar togel terpercaya dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto agen togel online dapurtoto agen toto dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto situs toto 4d dapurtoto agen toto dapurtoto situs toto dapurtoto agen toto dapurtoto