Obras do Centro de Excelência do Café devem ficar prontas até dezembro em Varginha (MG)

Imprimir
Um Centro de Excelência do Café que prepara profissionais qualificados para o mercado através de cursos e treinamentos. Essa é a essência do local que está com obras adiantadas no bairro Residencial Alto do Vale, em Varginha (MG). A previsão é que a primeira unidade do Sul de Minas esteja pronta em dezembro e comece a funcionar em 2021.

A construção de 4,7 metros quadrados teve início em 2019 em um terreno doado pela prefeitura. A obra, orçada em R$ 13 milhões, oferecerá inovação tecnológica para formar especialistas em todos os níveis da cadeia cafeeira.

“A relação do centro de excelência com o mercado vai ser a mais estreita possível. Uma das finalidades é justamente preparar um profissional diferenciado para atuar nas diversas áreas do mercado de café. As demandas de mercado é que vão criar o diferencial do centro em relação a outras entidades”, garantiu o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas (FAEMG), Breno Mesquita.

“Um dos objetivos é gerar maior aproximação com o mercado, aproximando técnico e produtor do mercado interno e externo com agregação de valor em serviços e produtos”, acrescentou Mesquita.
Outro diferencial do empreendimento é a proximidade com a fazenda experimental da Fundação Procafé.

“Aquilo que você aprender dentro do centro, dentro da sala de aula você vai testar na prática na fazenda. É uma parceria muito interessante de colocar em prática tudo o que aprende na teoria”, explicou Breno, que também é presidente da Comissão Nacional de Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Parceria

Além do Sistema FAEMG e da Fundação Procafé, o Centro de Excelência é fruto da parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Varginha; CNA e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Central. Cerca de 50 empregos diretos serão criados e a unidade terá capacidade de formar 500 alunos por ano.

Obras do Centro de Excelência do Café 02A fazenda experimental da Prócafé proporcionará aulas práticas ao alunos do centro — Foto: Graziela Reis

“O centro está sendo desenvolvido para ser referência nacional na capacitação de vanguarda de cafeicultores e técnicos na cadeia do agronegócio café, formando especialistas do cafezal ao cafezinho – nível médio, tecnólogo, superior e especializações”, falou Breno.

Outra parceria importante foi da Prefeitura de Varginha, que doou uma área de 20.911 metros quadrados. No terreno estão em construção um laboratório para cafés especiais, biblioteca, auditório, laboratórios de informática, salas de aula, área de convivência, refeitório e vestiários. Ainda devem ser construídas uma usina fotovoltaica e estrutura de utilização de água para reuso para limpeza e irrigação das plantas.

A cidade escolhida

Varginha foi escolhida para sediar a unidade do Centro de Excelência pelo número de habitantes e pela localização do terreno cedido que fica ao lado da Fazenda Experimental da Fundação Procafé.

Para Breno Mesquita, os desafios da cafeicultura são cada vez maiores e a criação do Centro de Excelência do Café possibilitará que os seus resultados sejam expandidos para todo o Brasil.

“A proposta é que a cafeicultura brasileira seja cada vez mais competitiva e que esta competitividade se traduza, principalmente, no bolso do cafeicultor. Esperamos formar profissionais cada vez mais atualizados e capacitados para a necessidade emergente de excelência exigida pela cafeicultura mineira e brasileira”, afirmou.

O Centro de Excelência em Cafeicultura terá cursos gratuitos e particulares. O primeiro será o técnico em cafeicultura com aulas presenciais e à distância.

Fonte: G1 Sul de Minas – Coluna Grão Sagrado (Por Jonatam Marinho)