Novo presidente da Conab deve ser nomeado até 25 de janeiro, informam fontes

Imprimir
A nomeação do futuro diretor-presidente da Conab, Edegar Pretto, deve sair até o dia 25 deste mês, informaram fontes que acompanham as tratativas ao Broadcast Agro. Pretto foi anunciado para o cargo na última semana pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, após a escolha do presidente Lula. “O nome de Pretto já está encaminhado e avalizado por Lula. Não haverá mudança”, disse uma fonte ligada ao MDA.

A data considera a entrada em vigor do decreto 11.338/2023 de reestruturação do governo, que valerá a partir de 24 de janeiro. Por ser empresa pública, a sua nomeação para a Conab depende ainda da aprovação do Conselho de Administração (Consad) da estatal. A indicação de Pretto ao Consad deve ser feita nos próximos dias por despacho do ministro da Casa Civil, Rui Costa, conforme interlocutores do MDA.

Nos bastidores, o Ministério da Agricultura e o MDA articulam a divisão das quatro diretorias da estatal. A ideia é que, mesmo sob o guarda-chuva da MDA, a Agricultura seja responsável pela nomeação e controle da Diretoria de Informações Agropecuárias e Políticas Agrícolas e pela Diretoria Administrativa, Financeira e de Fiscalização. Segundo interlocutores, os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, e do MDA, Paulo Teixeira, estariam dispostos para realizar um acordo nesse sentido.

Já membros do Ministério da Agricultura ainda trabalham para que a “presidência” da Conab seja indicada por Fávaro e que fique com um nome ligado ao agronegócio e não à agricultura familiar. “O Planalto sinalizou que isso ainda pode ser discutido, até porque a nomeação de Pretto ainda requer aprovação do Consad e atender às exigências estatutárias da Conab”, relatou uma fonte ligada à Agricultura. Eles pleiteiam a indicação do deputado federal Neri Geller (PP-MT) ao posto, mesmo que a gestão da Conab permaneça com o MDA.

Fonte: Broadcast Agro (Por Isadora Duarte)