Junho terá chuvas intensas no Sul e nova onda fria pelo Brasil

As próximas semanas devem ser marcadas por mudanças climáticas importantes em várias regiões do Brasil, especialmente no Sul e no Centro-Norte do Brasil. Primordialmente, a previsão é de chuvas mais recorrentes no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Isto é, com uma nova onda fria prevista para avançar a partir deste final de semana, conforme o alerta agroclimático da Rural Clima.

Segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, há uma tendência de alguns dias de chuvas no Paraná. “Desse modo, isso me traz muita preocupação com relação à sequência de dias chuvosos no Paraná e Santa Catarina. Aliás, isso vai trazer problemas, sim, nas colheitas, que já estão em andamento”, destaca.

Chuvas

A princípio, ainda nesta semana, uma área de instabilidade já começa a ganhar força e deve levar chuvas para boa parte das regiões produtoras. “As precipitações atingem São Paulo, Paraná, Santa Catarina e, também, algumas áreas de Minas Gerais, apesar de muito pontual. Além disso, pode até ocorrer uma ou outra chuva em Goiás”, alerta.

Nova onda fria

Apesar das mudanças climáticas, a partir da próxima terça-feira, 10 de junho, o tempo volta a firmar com a chegada de uma nova massa de ar polar. Embora menos intensa, deve atingir uma área extensa do país.

“Essa massa de ar polar trará uma nova onda de frio para toda a faixa leste do Brasil, desde o Uruguai até o Nordeste. Contudo, com temperaturas extremamente baixas no Sul do país. Embora as temperaturas na Bahia possam chegar a 12 graus, o avanço oceânico da massa de ar polar minimiza o risco de geadas severas devido à nebulosidade”, explica Marco Antonio.

Nas regiões cafeeiras do Sul de Minas, por exemplo, as temperaturas podem chegar perto de 5 graus celsius no final da próxima semana.

Cenário típico do mês

Por fim, a tendência para junho, segundo o agrometeorologista, é de um cenário climático típico para a época. Há uma previsão de que este mês seja marcado por chuvas mais recorrentes no Sul do Brasil. E tempo mais firme na região central. No entanto, conforme o especialista, nada de muito anormal para o período.

Fonte: Hub do Café