Mulheres se destacam no 1º Concurso Regional de Qualidade dos Cafés do Cerrado

Imprimir
A produtora Elen Lorencini Moraes, do município de Araxá, foi a grande campeã do 1º Concurso Regional de Qualidade dos Cafés do Cerrado, realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e Sicoob Sacramento. Outra cafeicultora, Maria Abadia Guimarães Borges Santos, de Ibiá, recebeu o prêmio de Produtora Destaque. As mulheres brilharam na competição, que pela primeira vez é realizada na região do Cerrado, uma das principais na produção de café em Minas Gerais. Dos seis vencedores nas categorias Café Natural e Cereja Descascado, quatro são cafeicultoras.

 

O concurso recebeu mais de 30 inscrições de cafés produzidos em sete municípios da região (Araxá, Campos Altos, Ibiá, Perdizes, Pratinha, Sacramento e Tapira). A cerimônia de premiação foi realizada na última quinta-feira (30), na Gruta dos Palhares, um dos principais pontos turísticos de Sacramento. Além do anúncio dos vencedores, os participantes do evento assistiram a palestras ministradas por coordenadores da Emater-MG sobre a melhoria da qualidade na cafeicultura.

O diretor técnico da Emater-MG, Gelson Soares Lemes, destacou a importância dos concursos de qualidade de café para a valorização dos produtores que se empenham na excelência e sustentabilidade. “Cada vez mais, os grandes compradores, não apenas do Brasil, mas também do exterior, vão a essas regiões onde são realizados os concursos, em busca dos melhores grãos. É uma forma eficiente de agregar valor aos cafés, em sua maioria produzidos por agricultores familiares, de pequeno porte”. Ele ressaltou, ainda, o estímulo à participação feminina na cafeicultura: “Foi criada a categoria de Produtora Destaque, para reconhecer a cafeicultora mais empreendedora da região e que valoriza a sustentabilidade na propriedade”.

De acordo com o gerente regional da Emater-MG em Uberaba, Diego Rezende, o Concurso Regional de Qualidade dos Cafés, realizado pela unidade regional da Emater-MG e o Sicoob Sacramento, é uma metodologia da extensão rural voltada para enaltecer a tradição e a cultura, reconhecendo os produtores dedicados à produção de cafés de excelência. Ele acrescentou que a competição contribui para o aprimoramento da qualidade de vida dos cafeicultores, com o estímulo e a valorização do consumo de cafés de alta qualidade. “Além da geração de renda, também são destacadas as práticas sustentáveis de produção”, concluiu Diego.

Confira a lista dos vencedores:

Categoria Café Natural
1º lugar Elen Lorencini Moraes (Araxá)
2º lugar Maria Abadia Guimarães Borges Santos (Ibiá)
3º lugar Flavio Marcio Ferreira da Silva (Campos Altos)

Categoria Cereja Descascado
1º lugar Marcelo Assis Nogueira (Campos Altos)
2º lugar Luciana Alves Leandro Melo (Pratinha)
3º lugar Sandra Maria Salgado Galli (Tapira)

Por Equipe Café Point | Café Point