Mitos e verdades: especialista tira dúvidas sobre o consumo e os efeitos do café

Imprimir
Café faz mal à saúde? Crianças podem tomar? Vicia? O consumo do café tem sido cada vez mais difundido e o produto tem sido utilizado já há algum tempo em diversas áreas gastronômicas, servindo de base para bebidas e pratos. No entanto, muitas dúvidas sobre o grão ainda permeiam o imaginário popular. Pensando, nisso, o G1 convidou a Professora e tutora do Núcleo de Estudos em Qualidade, Industrialização e Consumo de Café (QICafé) da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Rosemary Gualberto, para responder perguntas sobre o tema.

“Os benefícios do café são inúmeros. Na verdade, muito se fala do que já foi desmistificado. Muita gente que não tomava café, hoje toma café porque conhece esses benefícios. Então muitas pesquisas já comprovaram os efeitos na prevenção e na redução do risco de ocorrência de várias doenças”, adianta a professora.

No entanto, Rosemary destaca também que para que o produto traga essas vantagens, é preciso que seja um café de qualidade, bem produzido. “Valorizando o café especial, o consumidor vai conhecer também os benefícios do café, vai estar comprando, adquirindo um produto mais saudável e valorizando os melhores produtores e as melhores indústrias”

Rosemary Gualberto, professora da UFLA (Foto: Lucas Soares)
Rosemary Gualberto, professora da UFLA (Foto: Lucas Soares)

Confira abaixo a entrevista completa.

Café tira o sono?
O café possui em sua composição química cerca de 1 a 2,5% de cafeína, que é o composto mais conhecido com efeitos estimulantes sobre o sistema nervoso central. Melhora ou reforça o estado de alerta da pessoa, a capacidade de concentração e, consequentemente, o aprendizado. Mas, em algumas pessoas o metabolismo da cafeína pode ser muito rápido, então, o efeito é menor ou quase imperceptível. Isso não significa dizer que elas podem tomar várias doses de café ao dia em quantidades exageradas. Deve-se atender as indicações de ingestão: 4 xícaras de 150/dia. Indica-se que o café deve ser tomado até as ….horas, mas como toda regra tem exceção, isso depende do metabolismo de cada pessoa, como explicado acima.

Café faz bem ou mal à saúde?
O café é uma das bebidas mais populares no mundo, além de ser natural e saudável. Muitos acreditam que só contenha cafeína, mas ele possui uma variedade de nutrientes importantes para a nossa saúde e bem-estar. Do ponto de vista alimentício, quando ingerido de forma moderada faz muito bem para a saúde, além de ajudar na diminuição do risco de várias doenças. Mas, é preciso lembrar que o café é uma bebida estimulante e sua dose recomendada por dia varia conforme o metabolismo de cada indivíduo.

Café previne doenças?
Os reais benefícios do café têm sido estudados e resultados importantes já foram alcançados. Estudos mostram que o consumo de café pode estar inversamente associado ao desenvolvimento de diversas doenças. Assim, pode-se dizer que o café contribui na diminuição do risco de desenvolvimento de diversas doenças, como, por exemplo, diabetes tipo II, doença de Parkinson, mal de Alzheimer, cálculos renais, entre outras.

Crianças podem tomar café?
Sim, as crianças podem tomar café. Mas é preciso ter atenção quanto à idade e a quantidade a ser ingerida. Crianças com menos de dois anos não devem tomar café. Já aquelas com idade entre 2 e 6 anos podem tomar café desde que em pequenas quantidades, equivalendo a meia xícara por dia. Para crianças acima de 6 anos, a recomendação é de que o consumo seja de, no máximo, uma xícara por dia. E, por fim, até os dez anos de idade, a orientação é que a ingestão seja feita em doses moderadas (xícaras pequenas) ao longo de todo o dia, até o final da tarde.

Café vicia?
O café é uma bebida que não vicia, uma vez que não possui somente cafeína em sua composição. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), “não há nenhuma prova de que o uso de cafeína tenha consequências físicas e sociais comparáveis, ainda que remotamente, às consequências de drogas”. Muitas pessoas podem estar habituadas a tomar quantidades maiores que as recomendadas e muitas vezes ao dia. Talvez isso se deva também não somente a necessidade do efeito estimulante, mas também do prazer ocasionado pela bebida. Novamente reforço que, se a necessidade de tomar o cafezinho é constante o dia todo, convém dividir uma xícara de 150 ml por exemplo em tres menores de 50 ml e degusta-las assim, mais vezes durante o dia.

Café ajuda a emagrecer?
O consumo de café induz a perda de peso por aumento da termogênese, ou seja, acelera o metabolismo e facilita a queima de calorias. Existem evidências de que esse aumento depende da quantidade de cafeína ingerida, por ser esse o composto mais associado ao efeito termogênico atribuído ao café. Estima-se que a ingestão média de 6 xícaras diárias causa um aumento no consumo de energia de aproximadamente 100 calorias.

Café altera o humor?
Estudos mostram que doses moderadas de cafeína interferem positivamente no humor, na disposição e na performance cognitiva devido ao seu efeito estimulante. Além disso, a tradição em consumir café está intimamente relacionado a hábitos sociais de convívio com outras pessoas que, por si só, aumentam o bem-estar pessoal.

Café alivia ou causa dor de cabeça?
O café alivia pode aliviar a dor de cabeça, porque a cafeína tem propriedades vasoconstritoras, mas isso depende da dose ingerida. A cafeína é encontrada como adjuvante de vários medicamentos, frequentemente utilizados para o alívio de dor de cabeça, pelo efeito analgésico e por potencializar a ação de princípios ativos comumente utilizados, como paracetamol, ácido acetilsalicílico e ibuprofeno.

Tomar café depois do almoço faz mal?
O consumo de café imediatamente após a refeição deve ser evitado, pois pode ocorrer uma diminuição na absorção de nutrientes pelo organismo, como o cálcio e o ferro. A sugestão é que haja um intervalo, por volta de 01 hora para tomar o café após o almoço.

Café causa problemas digestivos?
Não há nenhuma pesquisa científica que prove ou comprove que o café ocasione problemas digestivos. O que ocorre é que todos nós temos organismos diferentes, com metabolismos diferentes porque nosso modo de vida e alimentação também são diferentes. Vamos dizer assim, um alimento que é bem aceito no estômago de uma pessoa, pode não ser bem aceito no de outra pessoa e isso, pode ocorrer muitos motivos. No caso do café, alguns pontos devem ser considerados como:
– Prefira sempre cafés de boa qualidade qualidade, cujos grãos não passaram por processos de fermentação indesejáveis, que podem alterar a real e boa acidez da bebida do café.
– Prepare o café de boa qualidade de forma correta e de preferência no momento do uso. Cafés de pior qualidade, com açúcar adicionado na água de preparo e ainda armazenados por períodos prolongados não tem efeito positivo no estômago de ninguém.
– Por fim, como mencionei acima, somos e temos metabolismos diferentes, por isso, consulte regularmente seu médico e nutricionista, para que essa maravilhoso alimento que é o café, te proporcione ainda mais saúde e prazer.

Fonte: G1 Sul de Minas (Por Régis Melo e Lucas Soares)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *