Minas Gerais terá Agência de Inovação do Café

Imprimir

Depois de uma longa trajetória de planejamento e procedimentos administrativos, está bem próximo o início da construção da Agência de Inovação do Café, que será sediada no câmpus da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e deverá integrar em um mesmo espaço físico iniciativas voltadas ao desenvolvimento de inovações para o setor cafeeiro.

O projeto vem sendo articulado desde 2009 pelo Polo de Excelência do Café e a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Sectes (secretário Nárcio Rodrigues e adjunto Evaldo Vilela), contando com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e UFLA. Estima-se um investimento na ordem de 1,7 milhão de reais e a construção deverá ser licitada no início de 2012.

Na última sexta-feira (2), o gerente executivo do Polo de Excelência do Café, Edinaldo José Abrahão, o coordenador e professor Rubens José Guimarães e o coordenador do Centro de Inteligência em Mercados (CIM), professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior, fizeram a entrega simbólica do projeto ao reitor da UFLA, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes. Na segunda-feira (5) o professor Nazareno assinou o termo aditivo ao Convênio firmado entre a UFLA, a Finep e a Sectes, que prevê o repasse de R$ 1,2 milhão pela FINEP; a contrapartida da UFLA será de R$ 500 mil, negociados com o Ministério da Educação.

O projeto vai integrar iniciativas como o Polo de Excelência do Café, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT-Café), Centro Tecnológico de Comercialização Online de Café (E-Café Brasil), o CIM, Centro de Trainee em Mercados e Bureau de Informação e Desenvolvimento do Café, além de ações do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão do Agronegócio Café – Cepecafé/ UFLA.

Na avaliação de Edinaldo Abrahão, diferente da ideia de delegar somente ao Estado o papel de subsidiar atividades econômicas estratégicas, a Agência de Inovação do Café surge para integrar o governo, as universidades e o setor empresarial, considerando as condições estruturais de uma aliança estratégica como a base edificadora que faltava para elevar a cafeicultura de Minas à competitividade desejada na sociedade do conhecimento. “A ideia é incentivar a criação de um ambiente de interação entre competências institucionais para geração de projetos inovadores, abertos e colaborativos”, reforça.

Para o professor Rubens, a Agência vem consolidar a trajetória de excelência da Universidade na geração de conhecimentos científicos e tecnológicos para o setor cafeeiro, sendo reconhecida como uma das principais instituições de ensino voltadas à cafeicultura. Sua estrutura foi pensada para agregar profissionais de diferentes áreas do conhecimento, que trabalham para tornar a cafeicultura mineira referência internacional em ciência, tecnologia e inovação.

A Agência de Inovação do Café vem somar à estrutura já disponível na UFLA com foco em inovação, como o Núcleo de Inovação Tecnológica – Nintec, a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica – Inbatec e o Parque Científico e Tecnológico de Lavras – Lavrastec, que está em fase de elaboração do projeto arquitetônico e urbanístico.

Fonte: Polo de Excelência do Café

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

dapurtoto

dapurtoto

dapurtoto

bo togel terpercaya

link togel

bandar togel resmi

situs togel terpercaya

situs togel resmi

bo togel

situs togel online

10 situs togel terpercaya

situs togel tereprcaya

5 bandar togel terpercaya

bo togel terpercaya

agen togel online

agen toto

bo togel terpercaya

agen toto

situs toto

agen toto

bandar togel resmi

bo togel terpercaya

situs toto 4d

situs toto

bo togel terpercaya

situs toto togel