Matteo Thun assina a illy Art Collection dedicada à 54ª regata de vela Barcolana

Imprimir

Mais uma vez, a illycaffè celebra a histórica Barcolana, regata internacional de vela símbolo de Trieste, agora em seu 54º ano, com uma illy Art Collection especial. As linhas elegantes e essenciais de Matteo Thun, arquiteto e designer italiano, que foi um dos co-fundadores do lendário Grupo Memphis, simbolizam uma importante edição da regata, finalmente de volta com força total, após dois anos de pandemia, com toda a magia do principal evento de vela do mundo.

Aluno de Oskar Kokoschka e Emilio Vedova, fundador de uma empresa de design e arquitetura multicultural em Milão, Thun inspirou-se nos valores da Barcolana para chegar à sua própria interpretação pessoal da icônica xícara, que ele mesmo projetou originalmente em 1991, e desde então se tornou uma tela em branco para ser personalizada pelos principais artistas contemporâneos.

Da alegria de navegar pelos mares à vivacidade de uma cidade como Trieste, e do respeito pela inclusão à curiosidade e espontaneidade, o DNA da Barcolana, suas aspirações e seu relacionamento com os participantes são capturados em uma única imagem: uma impressão digital colorida por Matteo Thun na xícara transmite o poderoso otimismo que o toque humano pode disseminar em todo o mundo. Como o símbolo no cartaz da 54ª Barcolana, as linhas da impressão digital lembram um mar em movimento: correntes que trazem empatia e vitalidade, que se unem em uma explosão de joie-de-vivre e deixam uma impressão benéfica no planeta.

É assim que a nova illy Art Collection Barcolana, através de linhas, cores e palavras, convida todos para uma viagem por rotas novas e inexploradas – assim como os marinheiros movidos pela curiosidade, as afluências humanas positivas navegam confiantes em direção ao seu destino: a felicidade.

“Mais uma vez, este ano, illycaffè apoia a Barcolana com um “gesto de beleza” e oferece sua contribuição através da arte, uma linguagem em que nos expressamos há anos”, comenta Cristina Scocchia, CEO da illycaffè. “Assim como a illy transforma um objeto cotidiano – a xícara de café – em uma obra de arte contemporânea acessível a todos, a Barcolana transforma uma atividade esportiva comumente considerada exclusiva – a vela – em uma celebração que acolhe todos os amantes do mar sem distinção. É por isso que nesta illy Art Collection, Matteo Thun sintetiza perfeitamente o sentido mais profundo da Barcolana: a alegria de compartilhar uma paixão e cultivar valores comuns como a harmonia entre o homem e a natureza, a inclusão, o respeito e a alegria de viver. Os mesmos valores que sempre guiaram nossa empresa”.

“Estou muito grato à illy por me envolver neste projeto, e estou muito feliz que outros grandes artistas tenham usado a icônica xícara para compartilhar e mostrar suas ideias. As linhas da impressão digital na xícara illy que eu projetei originalmente, há exatamente 30 anos, visam transmitir o forte otimismo que um toque humano pode incutir em nosso planeta e levar uma mensagem muito simples: vamos deixar uma impressão positiva no mundo”, explica Matteo Thun.

A xícara da illy Art Collection de Matteo Thun estará disponível a partir de 30 de setembro pelo preço sugerido de 25 euros nos pontos de venda da marca (illy Caffè e illy Shop) e no www.illy.com e-shop.

illy Art Collection

As illy Art Collections nasceram em 1992 a partir de uma ideia de Francesco Illy: elas são xícaras autorais numeradas e assinadas por mais de 100 artistas de renome internacional. Grandes mestres, como Marina Abramovic, Michelangelo Pistoletto, Louis Bourgeois, Mark Quinn, AI Weiwei… entre outros jovens talentos criativos. Um objeto cotidiano como uma xícara branca desenhada por Matteo Thun que foi transformada em uma verdadeira tela na qual os protagonistas da arte contemporânea continuam se inspirando, fazendo do gesto de beber um espresso uma experiência que envolve os sentidos e a mente.

Matteo Thun, arquiteto e designer, nasceu e foi criado na região bilingue de língua alemã e italiana do sul do Tirol, Itália. Após seus estudos com Oskar Kokoschka e Emilio Vedova na Academia de Salzburgo, formou-se em licenciatura em Arquitetura pela Universidade de Florença. Co-fundou o grupo ‘Memphis’ em Milão, em 1981, com Ettore Sottsass e abriu o seu próprio estúdio em Milão, em 1984. Fundou Matteo Thun & Partners em 2001 – os desenhos do estúdio são inspirados pela simplicidade atemporal e centrados na escala humana. A empresa opera internacionalmente nos setores de hotelaria, saúde, residencial, escritórios e design de produtos. Contando com uma equipe de 70 arquitetos interdisciplinares, designers de interiores, de produtos e gráficos, Matteo Thun trabalha de micro a macro escalas com foco na gestão de projetos altamente complexos. O trabalho prioriza a durabilidade estética, a longevidade tecnológica e a vida futura de edifícios e produtos. Um profundo respeito pela alma de um projeto e uma abordagem sensível à individualidade do cliente, esse é o segredo de todo o trabalho de Matteo Thun. Especializado em hospitalidade, com especial enfoque em projetos hoteleiros e residências de luxo, Matteo Thun fornece conceitos personalizados em arquitetura, interiores e soluções de iluminação. O bem-estar, também está no centro da sua filosofia de design, ressaltado por projetos de saúde, onde a relação entre os pacientes e o seu ambiente físico é a principal preocupação. A arquitetura, design de interiores e produtos de Matteo Thun são resultado de um diálogo contínuo entre os clientes e o seu DNA, sua localização, seus residentes e a sua cultura.

illycaffè (http://illy.com.br/) é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933 e empenhada em oferecer o melhor café do mundo. Produz um blend único, 100% Arábica, feito com 9 das melhores seleções de Arábica do mundo, e tem um compromisso constante com a inovação. Com a criação do “Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso” no Brasil em 1991 e do “Ernesto Illy International Coffee Award” em 2017, reiterou o seu compromisso com os produtores de café, aos quais paga um preço premium pela melhor qualidade. Desde 2013, a empresa, que está presente em 140 países de todo o mundo, tem figurado regularmente na lista das Empresas Mais Éticas do Mundo. Depois de adotar o estatuto de Società Benefit em 2019, em 2021 a illy tornou-se a primeira empresa de café italiana a obter a certificação internacional B Corp, em reconhecimento ao seu compromisso de respeitar os mais elevados padrões de desempenho ambiental e social. Em 2021, a empresa empregava 1305 pessoas e registrou receitas consolidadas de cerca de € 500 milhões. Em 2021, a Rhône Capital tornou-se acionista minoritária da illycaffè para ajudar a empresa no seu crescimento internacional.

Fonte: ADS Comunicação Corporativa