Indicações Geográficas do café no Brasil: região Mantiqueira de Minas

Imprimir

Mantiqueira de Minas é uma das áreas de Indicações Geográficas do Brasil

Para levar conhecimento aos nossos leitores, o Jornal do Café tem explorado o assunto Indicações Geográficas há algum tempo. O termo representa as ferramentas utilizadas para valorizar os produtos e itens produzidos em uma determinada região do país. Além disso, as IGs, como são chamadas, atribuem autenticidade ao local e valorizam as histórias e as culturas existentes por trás das atividades desempenhadas.

[Indicações Geográficas do café no Brasil: Caparaó, região sudeste do país]

Os produtos oriundos das IGs possuem autenticidade, rastreabilidade, segurança e qualidade. Segundo o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o café é o produto brasileiro com o maior número de Indicações Geográficas. Hoje, abordaremos a IG de Mantiqueira de Minas.

Conheça a Indicação Geográfica de Mantiqueira de Minas

Localizada no sul e sudeste mineiro, é uma das mais importantes produtoras de café especiais do país, possui uma área de 6.317,380 km² e compreende 25 municípios. O início da produção cafeeira na Mantiqueira de Minas data de meados do século XIX, quando os primeiros produtores iniciaram o cultivo de suas lavouras. A expansão da cafeicultura na região, porém, demorou mais de meio século para acontecer, tendo ocorrido a partir dos anos 1910.

A partir de 1990, iniciou-se um processo de aprimoramento da tecnologia cafeeira na região. O resultado foi o crescente reconhecimento do café no mercado internacional, em razão de sua qualidade e consistência. A produção na IG abrange uma área de cultivo de 56 mil hectares distribuídos entre 8,2 mil produtores, dos quais cerca de 80% são da agricultura familiar, com produção anual em torno de 1,2 milhão de sacas.

As variedades para a produção de café com selo de Denominação de Origem Mantiqueira de Minas, obrigatoriamente, são todas da espécie Coffea arábica L., sendo as mais comuns: Bourbon, Acaiá, Catuaí, Icatu, Mundo Novo e Catucaí.

Os sistemas de produção envolvem boas práticas agronômicas, respeitando a atual legislação ambiental e social, além de prever a possibilidade do uso de sistemas de irrigação quando se fizerem necessários, aceitando, ainda, métodos de colheita manual ou mecanizada. O processo de produção do café industrializado obedece às fases de seleção de grãos, torrefação e moagem. O café torrado em grão ou torrado e moído deve ser, obrigatória e exclusivamente, produzido com café verde que atenda aos requisitos para uso do nome geográfico Mantiqueira de Minas.

Redação: Usina da Comunicação / Jornal do Café

prediksi dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto link togel dapurtoto bandar togel dapurtoto situs togel terpercaya dapurtoto situs togel resmi dapurtoto bo togel dapurtoto situs togel online dapurtoto 10 situs togel terpercaya dapurtoto situs toto agen togel dapurtoto 5 bandar togel terpercaya dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto agen togel online dapurtoto agen toto dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto situs toto 4d dapurtoto agen toto dapurtoto situs toto dapurtoto agen toto dapurtoto