illycaffè e Barcolana com tecnologia Generali promovem beleza e inclusão no coração da 55ª edição

Imprimir
A 55ª regata à vela Barcolana com tecnologia Generali, a maior do mundo, está próxima e acontece em 8 de outubro de 2023, em Trieste. Mais uma vez, o evento conta com a parceria da illycaffè, líder mundial em café sustentável de alta qualidade, que o apoia tanto para celebrar a beleza da cidade de origem da illycaffè como para transmitir valores universalmente partilhados, como a sustentabilidade, a inclusão e o empoderamento das mulheres.

O compromisso da illycaffè é claro desde a criação de um dos símbolos principais da Barcolana, o seu cartaz oficial. Há mais de 20 anos que a illycaffè é responsável pela sua direção artística e todos os anos a empresa seleciona um artista para personificar da melhor forma possível o tema da regata. Graças aos seus laços profundos com o universo da arte contemporânea, a illycaffè consegue reunir com sucesso dois mundos aparentemente distantes – a arte e o esporte – em uma convergência perfeita de valores e objetivos partilhados visando a inclusão social cada vez maior.

Em 2023, esta aliança foi personificada pela artista norte-americana Judy Chicago, pioneira do Movimento de Arte Feminista, que celebra o evento transformando em velas as pétalas que, nos últimos cinquenta anos, representaram a feminilidade e a beleza natural na sua arte. Ao fazê-lo, mostra como a arte e o esporte podem estabelecer um objetivo comum de sensibilização, trabalhando em conjunto para lançar um forte apelo em prol do papel das mulheres na sociedade e do esporte inclusivo.

O cartaz é inspirado nas 4 xícaras da illy Art Collection desenhadas por Judy Chicago para a illycaffè: uma paleta viva e vibrante ilustra a transição das restrições sociais tradicionalmente impostas às mulheres para um lugar de liberdade cultural e criativa. Retrata mulheres famosas de vários períodos históricos – a rainha da França, Maria Antonieta; a romancista, filósofa e ensaísta política Madame de Staël; a autora feminista George Sand e a escritora Virginia Woolf.

“Estamos orgulhosos de apoiar a Barcolana mais uma vez este ano. Este evento representa um universo de valores, com a sustentabilidade e a inclusão acima de tudo, que abraçamos totalmente, um ponto em comum no qual estamos profundamente enraizados”, diz Cristina Scocchia, CEO da illycaffè. “E estamos ainda mais felizes por participar através de um ato artístico: um cartaz e uma coleção de xícaras que aproveitam a criatividade de grandes artistas para incorporar essas mensagens e transmiti-las ao mundo inteiro através de imagens, formas e cores”.

illycaffè é uma empresa familiar italiana fundada em 1933, em Trieste, que tem como missão oferecer o melhor café ao mundo. Produz um exclusivo blend 100% Arábica composto por 9 ingredientes diferentes. A empresa seleciona apenas 1% dos melhores grãos de Arábica do mundo. Todos os dias são servidas 8 milhões de xícaras de café illy em mais de 140 países em todo o mundo, em cafés, restaurantes e hotéis, nos cafés e lojas de marca própria, em casa e nos escritórios, onde a empresa está presente através de filiais e distribuidores. Desde a sua fundação, a illycaffè tem direcionado suas estratégias para um modelo de negócio sustentável, compromisso que reforçou em 2019 ao adotar o status de Benefit Company e em 2021 ao tornar-se a primeira empresa de café italiana a obter a certificação internacional B Corp. Desde 2013, a empresa é também uma das Empresas Mais Éticas do Mundo. Tudo o que é “made in illy” tem a ver com beleza e arte, princípios fundamentais da marca, desde o seu logotipo, desenhado pelo artista James Rosenquist, até as xícaras da illy Art Collection, decoradas por mais de 125 artistas internacionais, ou máquinas de café concebidas por designers de renome internacional. Com o objetivo de difundir a cultura de qualidade a produtores, baristas e amantes do café, a empresa desenvolveu a Università del Caffè, que hoje realiza cursos em 25 países em todo o mundo. Em 2021, a Rhône Capital tornou-se acionista minoritária da illycaffè com o objetivo de contribuir para os planos de crescimento internacional da empresa. Em 2022, a empresa contava com 1230 colaboradores e um volume de negócios de 567,7 milhões de euros. A rede própria da marca de cafés illy conta com 190 pontos de venda em 34 países.

Fonte: ADS Comunicação Corporativa