illycaffè e Barcolana apresentada pela Generali lançam o cartaz da 55ª edição

Imprimir

Formas florais transformam-se em velas ondulantes para celebrar a regata à vela Barcolana, misturando a beleza do mundo natural com o poder da arte para criar uma mensagem cada vez mais ampla e inclusiva.

A illycaffè, diretora artística do cartaz da Barcolana, escolheu a conceituada artista Judy Chicago,  ícone americana da arte feminista,  para celebrar a 55ª edição da maior regata à vela do mundo. Trata-se de uma escolha poderosa, que utiliza a arte para enfatizar ainda mais o compromisso do evento com o empoderamento das mulheres.

Judy Chicago destacou a tradição da regata no que diz respeito à inclusão e à liderança das mulheres, transformando em velas as cores e as formas que têm sido a marca do seu trabalho e mostrando como a arte e o esporte podem compartilhar os mesmos objetivos de aumentar a conscientização e emitir um forte apelo em apoio ao papel das mulheres na sociedade e ao esporte inclusivo.

O mesmo cartaz já foi criado por nomes como Michelangelo Pistoletto (2015), Gillo Dorfles (2016), Maurizio Galimberti (2017), Marina Abramović (2018), Olimpia Zagnoli (2019), Lorenzo Mattotti (2020), Ron Arad (2021) e Matteo Thun (2022).

“Toda a minha carreira tem sido centrada na prevenção do esquecimento da história das mulheres e na criação de arte com significado. A minha colaboração com a illy e a arte criada para a Barcolana 2023 irão ilustrar que a arte pode ser um meio transformador de mudança social e de crescimento intelectual. Estou entusiasmada por constatar que a illy partilha comigo esta mesma visão”, afirmou a artista Judy Chicago. 

“Decidimos mais uma vez apoiar a Barcolana, agora em seu 55º ano, e celebrá-la com um cartaz desenhado por uma artista de renome, um rito que há mais de vinte anos simboliza os nossos laços profundos com o mundo da arte” disse Cristina Scocchia, CEO da illycaffè. ” Realizamos isto em conjunto com Judy Chicago, um ícone feminista que sempre acreditou na arte como uma ferramenta para a revolução social e intelectual. Ao transformar as suas pétalas em ondas moldadas pelo vento, ela nos lembra a importância de lutar pelos direitos humanos, pela liberdade e pela emancipação das mulheres, no esporte e em todos os outros setores”. 

“Estamos encantados com a beleza e a força da mensagem criada por Judy Chicago para a Barcolana” comentou Mitja Gialuz, Presidente do Clube de Vela de Barcola e Grignano. Neste momento histórico – e enquanto participamos no programa “Mulheres na Vela”, que estamos implementando com a Generali com o apoio da WorldSailing – ter um cartaz como este é um enorme recurso e um trunfo. Gostaríamos de agradecer à illycaffè, que todos os anos, através da arte, acrescenta significado, valor e visão ao nosso trabalho, mostrando como o esporte é uma linguagem universal”. 

A Barcolana será realizada em 8 de outubro de 2023, no Golfo de Trieste, a partir das 10h30, e será precedida por uma série de eventos em terra e no mar a partir de 29 de setembro. As inscrições para a regata começaram online no dia 14 de junho em www.barcolana.it. Hoje, 400 cartazes e 4000 postais com a imagem do cartaz serão enviados pelo Clube de Vela de Barcolana e Grignano aos clubes náuticos e armadores que participaram nas edições anteriores.

Judy Chicago é uma das artistas mais influentes do nosso século. Ao longo da sua carreira de seis décadas, a justiça social e ambiental tem sido a força motriz por detrás de alguns dos seus projetos mais importantes, uma vez que continua lutando pela igualdade no mundo da arte para as mulheres e outros artistas marginalizados e pela proteção de todas as criaturas vivas. Ao longo dos anos, curadores e críticos do sexo masculino, que preferiam obras de arte criadas na linha do cânone histórico da arte centrado no homem, muitas vezes ignoraram o seu trabalho. Em vez de recuar, Chicago assumiu o desafio de mudar estas atitudes no mundo da arte através da fundação do primeiro Programa de Arte Feminista na Fresno State, CA; da criação da sua obra épica, The Dinner Party, que procurava contrariar o apagamento da história das mulheres; e do desenvolvimento de um currículo “Dinner Party” para o ensino básico e secundário. Em projetos e corpos de trabalho subsequentes, abordou as questões prescientes do nascimento e da criação no Birth Project, a construção da masculinidade no PowerPlay, os horrores do genocídio no Holocaust Project e, mais recentemente, o tema da mortalidade e a sua relação com a destruição do nosso planeta em The End: Uma Meditação sobre a Morte e a Extinção. Chicago tomou de assalto o mundo da moda com a sua colaboração com a Dior e a sua diretora criativa Maria Grazia Chiuri para o desfile de alta costura da primavera de 2020, em Paris. A retrospectiva da carreira de Chicago foi inaugurada com excelentes críticas em agosto de 2021, no Museu de Young, em São Francisco. Para celebrar a sua retrospectiva, Chicago revelou a sua maior peça de atmosfera até à data, Forever de Young, vista por mais de 35 000 pessoas em todo o mundo. Autora de quinze livros, Chicago escreveu o seu livro de memórias definitivo, The Flowering, publicado em julho de 2021 pela Thames & Hudson, agora disponível em brochura, e citado como um dos melhores livros do ano. O premiado programa de notícias CBS Sunday Morning traçou recentemente o perfil de Chicago. Chicago terá uma grande exposição, Judy Chicago: Herstory, no New Museum, em Nova Iorque, em outubro de 2023.

 

illycaffè é uma empresa familiar italiana fundada em 1933, em Trieste, que tem como missão oferecer o melhor café ao mundo. Produz um exclusivo blend 100% Arábica composto por 9 ingredientes diferentes. A empresa seleciona apenas 1% dos melhores grãos de Arábica do mundo. Todos os dias são servidas 8 milhões de xícaras de café illy em mais de 140 países em todo o mundo, nos cafés, restaurantes e hotéis, em cafés e lojas de marca própria, em casa e nos escritórios, nos quais a empresa está presente através de filiais e distribuidores. Desde a sua fundação, illycaffè tem direcionado as suas estratégias para um modelo de negócio sustentável, compromisso que reforçou em 2019 ao adotar o estatuto de Benefit Company e em 2021 ao tornar-se a primeira empresa de café italiana a obter a certificação internacional B Corp. Desde 2013, a empresa é também uma das Empresas Mais Éticas do Mundo. Tudo o que é “made in illy” tem a ver com beleza e arte, princípios fundamentais da marca, desde o seu logotipo, desenhado pelo artista James Rosenquist, até às xícaras da illy Art Collection, decoradas por mais de 125 artistas internacionais, ou máquinas de café concebidas por designers de renome internacional. Com o objetivo de difundir a cultura de qualidade a produtores, baristas e amantes do café, a empresa desenvolveu a Università del Caffè que hoje realiza cursos em 25 países em todo o mundo. Em 2021, a Rhône Capital tornou-se acionista minoritária da illycaffè com o objetivo de contribuir para os planos de crescimento internacional da empresa. Em 2022, a empresa contava com 1230 colaboradores e um volume de negócios de 567,7 milhões de euros. A rede de cafés illy de marca própria tem 190 pontos de venda em 34 países.

Barcolana é a maior regata à vela do mundo, realizada todos os anos, em Trieste, no segundo domingo de outubro. Organizada em parceria com o Município de Trieste, a Região Friuli Venezia Giulia, o patrocinador principal Generali e o apoio de numerosos parceiros, o evento teve em sua 50ª edição – em 14 de outubro de 2018 – 2.869 barcos registrados, um novo recorde mundial para uma regata à vela, que foi seguido de uma entrada no Livro de Recordes do Guinness. A edição do 50º aniversário levou mais de 300 000 pessoas a Trieste, confirmando a Barcolana como um dos eventos mais populares na Itália, com um retorno mundial em termos de imagem. Em 2022, a regata foi ganha pela primeira vez por um barco com uma skipper feminina, a americana Wendy Schmidt, que participou no evento com o seu barco “Deep Blue” com o duplo objetivo de promover o papel das mulheres na vela e sensibilizar para a necessidade de proteger o ambiente. A 55ª edição da regata será realizada de 29 de setembro a 8 de outubro de 2023 com o apoio, pela primeira vez, da World Sailing, federação internacional de vela, que, com a Barcolana, promove a participação, a inclusão e a sustentabilidade, bem como o “Women in Sailing”, projeto para o desenvolvimento da liderança das mulheres através da vela inspirado pelo parceiro apresentador Generali.

Fonte: ADS Comunicação Corporativa