illycaffè aprova resultados financeiros e registra crescimento em 2018

Imprimir
A illycaffè aprovou na reunião anual de acionistas, no último dia 29 de abril, seu balanço financeiro de 2018. As receitas consolidadas chegaram aos € 483 milhões, com alta de 3,5% em relação a 2017. O EBITDA (lucros calculados antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado alcançou € 75,3 milhões, crescendo 10,7% em comparação com o ano anterior. O lucro líquido foi de € 18,1 milhões, crescendo 39,1% na comparação com 2017.

“Este é o resultado do aumento da eficiência e das ações decisivas nos nossos negócios principais, que são o mercado de monodoses e o setor HoReCa. No ano passado fomos capazes de alimentar esse crescimento ao focar nossa estratégia em três pilares: ampliação da liderança global como fornecedor de produtos de qualidade no setor de hospitalidade premium; continuação do desenvolvimento global do nosso canal de varejo de marca única; aumento da participação de mercado no setor de sistemas monodose. Neste último ponto, assinamos um importante acordo com a holding JAB para produzir e distribuir globalmente cápsulas de alumínio da marca illy através da plataforma JDE. Esse novo produto aumentará nossa participação de mercado na Itália e no exterior, consolidando ainda mais nosso posicionamento na faixa mais alta do mercado”, diz Massimiliano Pogliani, CEO da illycaffè.

Os mercados estrangeiros continuam a ter um papel crescente: as vendas fora da Itália representaram 65% da receita total, mais do que no ano anterior, com destaque para Estados Unidos e China. O setor de varejo monomarca continuou a crescer, já que a illy reúne agora um total de 259 pontos de venda em 43 países.

O retorno do capital investido (ROIC) ficou em 12,7%. Similarmente a 2017, os investimentos em 2018 focalizaram em comunicação e marketing e nas operações de produção otimizada para atender a demanda crescente. O investimento em comunicação e marketing aumentou significativamente, impulsionando a campanha publicitária internacional “LIVE HAPPilly”, com Andrea Bocelli como embaixador de marca. No âmbito da produção, os investimentos levaram ao aumento das capacidades dos departamentos de cápsulas Iperespresso, torra e produtos tradicionais.

Conselho de Diretoria

A reunião anual de acionistas também designou o novo Conselho de Diretores, que permanecerá no cargo até 2020. Andrea Illy foi confirmado como Presidente do Conselho, enquanto que Massimiliano Pogliani foi novamente apontado como CEO. Enrico Tommaso Cucchiani, Sócio-Fundador e CEO da TGI (‘Think Global’ Investments), é o novo Vice-Presidente.

Os outros membros do conselho são Anna Illy, nomeada Diretora de Ética, Daria Illy, Alberto Baldan, Roberto Cingolani, Carolyn Dittmeier, Roberto Eggs e Cristina Scocchia. Três Comitês foram criados dentro do grupo: Nomeação e Remuneração, Controle Interno e Riscos e Sustentabilidade. Anna Rossi Illy foi novamente apontada como Presidente Honorária da empresa.

“A nova estrutura de governança, com 60% de membros independentes e inspirada em critérios de autodisciplina, reflete a identidade da illycaffè como uma empresa independente, controlada pela família mas dirigida por executivos externos. A composição do Conselho foi concebida para focalizar áreas específicas com um compromisso renovado. A mais importante delas é a qualidade sustentável”, sublinha o presidente Andrea Illy. No Brasil, a mais importante iniciativa da empresa de incentivo ao mercado fornecedor, não por acaso, se chama Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, realizado anualmente desde 1991.

Sobre a illycaffè

A illycaffè (http://illy.com.br/) é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. É a marca de café mais global, produzindo um único blend de café espresso 100% arábica, com grãos provenientes de 9 países fornecedores, sendo o Brasil o principal. São consumidas mais de 7 milhões de xícaras de café illy por dia, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios e residências de mais de 140 países. Precursora do espresso, a illycaffè é considerada líder em ciência e tecnologia do café graças a três radicais inovações. Ao promover o primeiro Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, no Brasil em 1991, também foi pioneira na compra direta dos fornecedores, compartilhando know-how e pagando preços acima do mercado para quem atinge seus padrões de qualidade, em parcerias sustentadas pelos princípios do desenvolvimento sustentável. Com o objetivo de difundir a cultura do café, fundou a Università del Caffè, um centro educacional de excelência que oferece treinamento teórico e prático em todos os aspectos do café para cafeicultores, baristas, equipes de lojas de café e amantes da bebida. Tudo que é “made in illy” é realçado pela beleza e a arte, representando os valores fundamentais da marca, a começar pelo seu logo, como são as mais de 100 xícaras da renomada illy Art Collection, desenhadas por artistas internacionais. A illycaffè empregava 1.294 pessoas globalmente em 2018, quando registrou receitas consolidadas de 483 milhões de euros.

Fonte: ADS Comunicação Corporativa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *