illycaffè apresenta a nova illy Art Collection assinada por Pascale Marthine Tayou durante a Frieze Los Angeles

Imprimir

illycaffè, parceira global da Frieze, retorna a Los Angeles para a feira internacional de arte contemporânea que será realizada de 16 a 19 de fevereiro, em novo local, no Aeroporto Santa Monica.

illycaffè é uma empresa certificada B Corp, fundada em Trieste em 1933 e reconhecida mundialmente por sua qualidade sustentável, seu papel como parceira internacional da arte contemporânea e por ter transformado um objeto cotidiano como a xícara branca simples de espresso em uma das coleções de arte mais acessível e completas do mundo.

Durante a Frieze Los Angeles, illycaffè apresentará a nova illy Art Collection e latas desenhadas por Pascale Marthine Tayou, um artista que gosta de se definir como um estrangeiro, um nômade e um viajante, que ao longo dos anos conquistou o público internacional com seu trabalho, que é extremamente versátil e heterogêneo, e impossível de ser categorizado. A coleção de Pascale Marthine Tayou reflete sobre as grandes questões de nosso tempo: conflito, sustentabilidade ambiental, globalização e imigração.

No illy lounge, localizado entre o stand E13 e E14, visitantes, artistas e expositores poderão descobrir a illy Art Collection e desfrutar de uma verdadeira experiência artística, onde beleza e bondade se unem no design sofisticado de um local inspirado nas linhas do trabalho de Pascale Marthine Tayou, e onde serão recebidos pelo aroma do exclusivo e único blend illy.

Para decorar as xícaras e latas de café que compõem a illy Art Collection, o artista utilizou uma paleta que lembra as cores da paisagem africana, dando vida ao desenho de uma máscara estilizada ao lado de uma árvore, símbolo da natureza e da vida, em cujos ramos crescem ovos, simbolizando o nascimento e a criação.

“A arte contemporânea é a linguagem que melhor expressa a união entre o belo e o bom em uma xícara de café illy; misturando-se, eles prometem uma experiência multissensorial única. Nosso apoio à Frieze reforça nossas intenções compartilhadas, pois estamos comprometidas em promover a arte contemporânea em todas as suas expressões artísticas”, diz Cristina Scocchia, CEO da illycaffè.

illy e arte contemporânea

Buscar, descobrir e valorizar o que é belo e novo são algumas das marcas registradas da cultura corporativa da illy. Para perseguir estes valores, a empresa italiana com sede em Trieste colabora com as principais feiras de arte contemporânea do mundo.

Para a illycaffè, cujos valores distintivos são o Bem, a Bondade e a Beleza, a arte contemporânea acrescenta beleza ao gosto. A beleza que a illycaffè busca vem do antigo conceito grego de kalokagathìa, que combina kalòs (belo) e agathòs (bom) para criar um novo significado no qual beleza e bem se tornam inseparáveis: um depende do outro.

As xícaras da illy Art Collection são uma expressão tangível deste conceito. O projeto nasceu em 1992 e, através dele, a empresa transformou um objeto cotidiano em uma tela em branco, convidando artistas contemporâneos a expressar sua criatividade na xícara de espresso que Matteo Thun projetou para a illy. Ao longo dos anos, mais de cem artistas de renome internacional trabalharam nesta tela, incluindo Michelangelo Pistoletto, Marina Abramović, Anish Kapoor, James Rosenquist, William Kentridge, Yoko Ono, Mona Hatoum, Robert Wilson, Ai Weiwei, entre outros.

Os amantes de café que bebem um espresso illy em uma xícara projetada por um artista combinam o sabor e o aroma do blend illy com uma experiência visual, estética e tátil completa, entrando em uma relação com a arte contemporânea.

illycaffè (http://illy.com.br/) é uma empresa italiana familiar, fundada em 1933 em Trieste, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. A illycaffè produz um blend único 100% arábica, combinando 9 das melhores variedades do mundo, selecionadas pela illycaffè: todos os dias 8 milhões de xícaras de café illy são servidas em mais de 140 países ao redor do mundo, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios, em cafés e lojas de marca própria, e em casa. Como resultado de suas inovações, a illycaffè contribui para o progresso da tecnologia do café em nível global. Em 1991, foi lançado no Brasil o “Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso” para o café espresso de qualidade. A illycaffè contribuiu para o compartilhamento do know-how, pagando aos produtores um preço premium pela melhor qualidade selecionada pela própria illycaffè. Desde 2016, com o “Ernesto Illy International Coffee Award”, a empresa celebra os cafeicultores de todo o mundo que, segundo a illy, têm produzido o melhor café sustentável. Desde 2013, a empresa faz parte da lista das Empresas Mais Éticas do Mundo. Em 2019, ela reforçou seu compromisso de buscar um modelo de negócios sustentável integrando o interesse das pessoas com o meio ambiente, adotando o status de Società Benefit e acrescentando este compromisso em seu próprio estatuto social. Em 2021, a illycaffè foi a primeira empresa italiana do setor cafeeiro a obter a certificação internacional como B Corp, como resultado de seu compromisso de cumprir com os mais altos padrões de desempenho social e ambiental. A empresa também fundou a Universidade do Café, que tem o objetivo de compartilhar a cultura em todos os níveis, oferecendo um treinamento abrangente e prático aos cafeicultores, baristas e amantes do café. Tudo o que é “made in illy ” é sobre beleza e arte, os valores fundamentais da marca, desde seu logotipo, projetado pelo artista James Rosenquist, até as xícaras da illy Art Collection, decoradas por mais de 120 artistas internacionais. Em 2021, a empresa contava com 1305 funcionários e um faturamento de cerca de 500 milhões de euros. Há 205 lojas de marca própria em mais de 40 países pelo mundo. Em 2021, Rhone Capital tornou-se acionista minoritária da illycaffè com o objetivo de contribuir para os planos de crescimento internacional da empresa.

Frieze é a plataforma de arte moderna e contemporânea, que é líder mundial para estudiosos, conhecedores, colecionadores e o público em geral. Frieze compreende três revistas – Frieze, Frieze Masters Magazine e Frieze Week – e cinco feiras de arte internacionais – Frieze London, Frieze Masters, Frieze New York, Frieze Los Angeles e Frieze Seoul. Em outubro de 2021, a Frieze lançou o No.9 Cork Street, um centro de visitas a galerias internacionais no coração de Mayfair, Londres. A Frieze faz parte da rede IMG.

Fonte: ADS Comunicação Corporativa