IBGE aponta safra 2010 de café em 44,2 milhões de sacas

Imprimir

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Levantamento Sistemático de Produção Agrícola (LSPA) relativo a março, no qual apontou a safra 2010 de café do Brasil em 2.654.499 toneladas, o que corresponde a 44.241.650 sacas de 60 kg. Na comparação com a colheita de 2009, os números atuais representam um crescimento de 9,1%, porém ocorreu um leve decréscimo de 4,7% em relação à estimativa de fevereiro deste ano.

De acordo com o relatório do órgão governamental, a queda frente a fevereiro pode ser creditada ao Espírito Santo, que apresenta queda de 18,1% na estimativa de produção e de 18,7% no rendimento esperado “em função das más condições climáticas observadas no sul do Estado, onde é cultivado o café arábica. “Nesta região, o chamado ‘café da montanha’ vem sofrendo com longa estiagem, o que explica os decréscimos”.

O IBGE informou, ainda, que, em Minas Gerais, problemas observados em meses anteriores, como altas temperaturas na Zona da Mata e excesso de floradas no Sul do Estado, causaram prejuízos à lavoura cafeeira, embora esteja mantida a perspectiva de “safra cheia” para todo o Brasil.

No que diz respeito à temporada cafeeira 2009, o órgão justificou o acréscimo esperado como consequência, principalmente, da particularidade que apresenta o café arábica, variedade predominante no País (70%), de alternar anos de altas e baixas produtividades. “O café conilon, por ser mais rústico e cultivado em regiões baixas e quentes, cada vez mais é plantado sob irrigação, o que faz com que esta característica, já quase ausente na espécie, passe, quase sempre, despercebida”.

CLIMA — As condições meteorológicas predominantes em 2009 se manifestaram sob forma de chuvas abundantes e constantes durante quase todo o ano, inclusive no inverno, causando, na primavera, um número incomum de floradas, principalmente em Minas Gerais, São Paulo e Paraná. “Este fenômeno, aliado a um período de altas temperaturas na Zona da Mata de Minas Gerais, no início de 2010, terão suas consequências melhor avaliadas nos próximos levantamentos”, comunicou o Instituto.

Por outro lado, o IBGE adiantou que começa a pesar negativamente a longa estiagem no Sul do Espírito Santo, verificada desde o início do ano, justamente na época de enchimento dos grãos. “Ressalta-se que cerca de 30% de toda a produção cafeeira do Estado são de café arábica, que foi o mais prejudicado pelos baixíssimos índices pluviométricos”.

ÁREA — Em relação à área total ocupada pela cafeicultura brasileira, o Instituto projetou um crescimento de 0,2% em relação aos números previstos em fevereiro deste ano, mas declínio de 0,9% frente ao espaço ocupado em 2009, constatação verificada em Minas Gerais, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Dessa forma, o parque cafeeiro nacional totaliza 2.350.917 hectares, sendo que 2.138.443 hectares desse total são destinados à colheita.

PRODUTIVIDADE — O rendimento médio esperado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é de 1.241kg/hectares — 20,68 sacas de 60 kg por hectare —, produtividade 9,0% maior que a obtida em 2009, mas abaixo dos 14,5% previstos em fevereiro, “mas ainda considerando 2010 ano de ‘safra cheia’”, concluiu o IBGE.

Fonte: Blog do Café

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

dapurtoto

dapurtoto

dapurtoto

bo togel terpercaya

link togel

bandar togel resmi

situs togel terpercaya

situs togel resmi

bo togel

situs togel online

10 situs togel terpercaya

situs togel tereprcaya

5 bandar togel terpercaya

bo togel terpercaya

agen togel online

agen toto

bo togel terpercaya

agen toto

situs toto

agen toto

bandar togel resmi

bo togel terpercaya

situs toto 4d

situs toto

bo togel terpercaya

situs toto togel