FOLHA TÉCNICA: Uso inadequado de fertilizantes em cafezais pode trazer problemas de efeito salino

Imprimir
O uso de fertilizantes é uma das tecnologias mais úteis desenvolvidas para a agricultura, permitindo altas produções em pequenas áreas de terra, com maior qualidade dos produtos e produção em locais antes inviáveis.

A cafeicultura, por estar sendo cultivada em áreas de solos naturalmente pobres, como os cerrados, ou já desgastados pelo uso anterior, tem se beneficiado muito dos fertilizantes. Os produtos podem ser aplicados de modo totalmente manual, com pequenas máquinas manuais, com maquinário mecanizado, ou ainda através de sistemas de irrigação. Em todas as formas de aplicação é importante adotar cuidados para o uso adequado.

Os fertilizantes disponíveis no mercado são relativamente concentrados. Por isso podem provocar efeito salino e, além desse problema, podem alterar, rapidamente, o equilíbrio de nutrientes e a microbiologia do solo. Como as raízes do cafeeiro são concentradas nas camadas mais superficiais do solo, o uso inadequado dos produtos, seja na forma sólida, ou dissolvidos na água, pode provocar danos às raízes e à parte aérea das plantas.

A aplicação de fertilizantes sólidos em superfície, de forma concentrada em área muito pequena (muito típico em aplicações manuais) provoca altas concentrações de sais no sistema radicular, com danos visíveis na parte aérea (figuras 1 e 2). Esses danos foram observados em cafeeiros conillon, na região Norte do Espirito Santo. O efeito salino pode provocar queima e desfolha nos cafeeiros e, em casos graves, e em plantas mais jovens pode até matar as plantas. Os danos pelo efeito salino podem ser observados em grandes extensões ou de forma aleatória, ou seja, em poucas plantas. Muitas vezes os técnicos e produtores desavisados podem confundir ou atribuir os sintomas de efeito salino a eventual ataque de patógenos, estresse hídrico, escaldaduras, deficiências minerais, senescência etc.

No manejo dos fertilizantes quando misturados/dissolvidos na água de irrigação, os cuidados também devem ser observados. A proporção entre água e fertilizante, eventuais problemas de furos em mangueiras, uso em solo ainda seco e outros erros de aplicação é que provocam efeitos danosos. Assim, as fertirrigações, principalmente em se tratando de áreas irrigadas por gotejamento, devem ser recomendadas e executadas por pessoas treinadas.

Finalmente, vão aqui duas recomendações para que os fertilizantes sejam bem utilizados, trazendo benefícios e fazendo jus ao seu preço. 1- Nas aplicações de fertilizante sólido deve-se espalhar o produto ao máximo, na área da linha de cafeeiros. 2- Nas aplicações via fertirrigação, no gotejamento, deve-se preparar o equipamento e usar todos os cuidados relativamente aos produtos, doses, concentrações, condição de umidade do solo etc, de preferência o produtor deve procurar um especialista no assunto, para orientação.

Fonte: Fundação Procafé (J.B. Matiello – Eng Agr Fundação Procafé e Valmir Zuffo – Eng Agr consultor em cafeicultura)