FOLHA TÉCNICA: Forte ataque de ácaro vermelho em cafezais da região da Zona da Mata de Minas

Imprimir
Foi observado, recentemente, um forte ataque de ácaro vermelho, em lavouras de café arábica, na região da Zona da Mata mineira, por provável desequilíbrio climático.

O ácaro vermelho (Oligonichus O. ilicis) é uma praga considerada de pequena importância em cafeeiros, pois ocorre de forma ocasional, normalmente atacando mais as plantas jovens e, especialmente, na região de café conillon.

A ocorrência e gravidade do ataque do ácaro vermelho já foi correlacionada com condições de desequilíbrio, pelo uso de defensivos nos cafezais, como os fungicidas cúpricos em altas doses, os piretróides e os neonicotinóides. Esses produtos interferem em inimigos naturais e influem, também, na atividade reprodutiva do ácaro. Outro aspecto que influi na ocorrência do ácaro é a situação climática, com efeito de temperaturas altas e déficit hídrico condicionando maior gravidade do ataque.

Observações realizadas, na segunda quinzena de março/23, em diversas propriedades e lavouras de café, nos municípios de São Domingos das Dores e Imbé de Minas, na Zona da Mata de MG, em altitudes na faixa de 600-800 m, mostraram uma amplitude e gravidade de ataque do ácaro vermelho ainda não relatada. Verificou-se uma ocorrência generalizada, tornando as plantas de café com folhagem bronzeada, com sintomas visíveis mesmo de longe.

Analisando os fatores de desequilíbrio, que contribuíram para esse forte ataque do ácaro, verificou-se que o eventual efeito do uso de defensivos foi descartado, já que o ataque ocorreu mesmo em propriedades e lavouras que não usaram quaisquer produtos. Por outro lado, constatou-se, observando os dados de temperatura, chuvas e déficit hídrico, que a situação climática deve ter sido o fator mais importante de desequilíbrio. Em fevereiro março praticamente não choveu, a temperatura média mensal foi alta ( de 24,8º C) e houve, já, uma situação de déficit hídrico acumulado, conforme pode ser observado na figura 1.

Os sintomas de bronzeamento da folhagem dos cafeeiros, por efeito do ataque do ácaro vermelho, são devidos à raspagem, através de seus estiletes, para sua alimentação dos fluidos celulares. Assim, algumas células morrem e dão o aspecto bronzeado nas folhas.

Nas condições de forte ataque, como o atual, o controle do ácaro vermelho, deve ser feito pelo uso de pulverizações com acaricidas ou inseticidas-acaricidas específicos.

Fonte: Fundação Procafé (Por J.B. Matiello- Eng Agr Fundação Procafé e Marcio L. Carvalho- Eng Agr Fazendas Reunidas L e S)