Fiscalização da Qualidade do Café vendido no Brasil
Cada produto vendido pelo mundo tem seu grau de especificidade, tornando uma mercadoria específica o “carro chefe” de cada empresa. Uma determinada companhia nem sempre é tão forte num setor, como outro empreendimento não consegue obter a mesma aceitação ao comercializar dado tipo de artigo.
O Brasil, um dos maiores exportadores mundiais de café, tem a seu dispor inúmeras marcas, desde as vendidas costumeiramente em supermercados a outras só encontradas em lojas especializadas. Embora sigam controles rigorosos, os consumidores acreditam na ideia de que a mercadoria de melhor qualidade é exportada e a inferior, permanece em território tupiniquim.
Para erradicar esse estigma, o governo brasileiro passará a determinar padrão mínimo de qualidade ao produto vendido no país. O portal de economia Estadão revela que a empresa fora dos padrões será multada e terá retida a mercadoria pelo Ministério da Agricultura.
Wagner Rossi, ministro do setor, assegura que fará o possível para adotar medidas benéficas às empresas nacionais no intuito de tornar o café brasileiro novamente bem visto no exterior, algo que, para ele, foi modificado em virtude de campanhas publicitárias bem sucedidas em outras nações produtoras.
Fonte: Revista Cafeicultura