Fim do El Niño? Previsões apontam estiagem no Centro-Sul do país

Imprimir
O fenômeno El Niño está com os dias contados, segundo as previsões do Canal Tempo e Clima. A expectativa é que ocorra nos próximos dias um enfraquecimento forte do fenômeno com a configuração de uma fase neutra. O meteorologista David Moura, explica que o no Pacífico Equatorial as águas continuam acima da média climatológica, mas com o El Niño ainda ativo. “Ele deve durar até o fim do verão deste ano. E nos meses de outono devemos ter a fase de transição” diz Moura.

Já no Pacífico Norte, a fase momentânea é negativa, com águas mais quentes na porção oeste e águas mais frias na porção leste, fato que sinaliza mais uma vez o fim do El Niño.

Se tratando do próximo trimestre, além da decadência do fenômeno, existe a previsão de que a fase neutra comece a emergir entre os meses de maio e junho, quando a fase neutra estará configurada. “Os modelos apontam que essa fase vai se configurar no mês de março. E ela permanecerá ativa até o final do outono, e no início do inverno, pode talvez surgir a La Niña já configurada e durar até a primavera”, ressalta o meteorologista David Moura.

O que configura uma fase neutra?

A fase neutra, que deve anteceder a chegada do La Niña, deverá ser configurada por águas mais quentes no Pacífico Oeste, onde há previsão de uma formação de nuvens de chuva na área, aumentando o teor da umidade.

“Durante a fase neutra configurada, os ventos alísios escoam de leste para oeste no equatorial e acabam gerando um acúmulo de água quente no Pacífico Oeste, e do outro lado, próximo da América do Sul, temos uma pequena área com águas mais frias”, explica Moura. As previsões indicam chuvas fortes em toda região Norte e nordeste do Brasil, e no Centro-Sul volumes abaixo da média histórica.

Fonte: Thamires Benetório /Play no Agro