Feira leva novidades tecnológicas para agricultores familiares do Sudoeste de Minas

Imprimir

A 1ª Feira Regional de Tecnologia e Conhecimento voltada para Agricultura Familiar será realizada nos dias 30 e 31 de agosto, em Passos

BELO HORIZONTE (24/08/23) – As inovações tecnológicas têm modernizado não só as grandes propriedades agropecuárias no Brasil, como também os pequenos empreendimentos. Nos dias 30 e 31 de agosto, será realizada a 1ª Feira Regional de Tecnologia e Conhecimento voltada para Agricultura Familiar, em Passos, no Sudoeste de Minas. O evento vai acontecer no Bloco 5, da UEMG (rua Colorado, 658-682, Parque Residencial Eldorado) e visa divulgar tecnologias e inovações adequadas à realidade e às necessidades dos agricultores familiares, pequenos e médios produtoreda regiãoalém de valorizar a produção agropecuária local.

Todos os dias surgem novas tecnologias e muitas delas são fáceis de serem adotadas pelos agricultores familiares, mas nem sempre eles têm acesso às mesmas. O objetivo dessa feira é proporcionar a oportunidade de conhecimento e acesso àinovações e tecnologias voltadas para esse segmento tão importante da sociedade”, comenta a coordenadora técnica regional da Emater-MGAlice Soares, uma das organizadoras do evento.

Conhecimento para agricultores

A programação prevê a realização de workshops com temáticas de relevância para a agricultura regional. No dia 30, haverá as palestras “Projeto de produção de frutas vermelhas” (10h30), “Tecnologias de produção de flores comestíveis” (13h30), “Agricultura regenerativa” (14h30) e “Tecnologia de produção de plantas medicinais e alimentícias não convencionais” (16 horas). Já no dia 31, as palestras serão: Tecnologias de produção e variedades para cafeicultura orgânica” (10 horas), “Biofábrica Amipa: case de sucesso na produção e distribuição de inimigos naturais para o controle de pragas” (11 horas) e “Produção de leite orgânico a pasto” (11h30)Também haverá duas oficinas: Agrohomeopatia (11 horas) e Caldas Fitoprotetoras (15 horas).

Nossa intenção é proporcionar oportunidades para o intercâmbio de informações e conhecimentos entre agricultores, empresas, instituições de ensino e pesquisa e extensionistas. As temáticas também foram pensadas de forma a fomentar o desenvolvimento da agricultura em bases sustentáveis”, complementa Alice.

Cafeicultora e startups

Uma novidade na região e que faz parte da programação da Feira é o Hub Conecta Day, uma iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa)Por meio de um diálogo entre cooperativas e startups (empresas de base tecnológica)o projeto traz uma oportunidade de conectar os produtores com tecnologias e ou projetos de pesquisa, que poderão abrir oportunidades de crescimento para as cooperativas e cafeicultores, além de gerar negócios.

A cafeicultura é fundamental para o desenvolvimento econômico da região de Passos. A feira apresentará equipamentos, palestras e uma rodada de negócios entre cooperativas e startups que apresentaram ações voltadas para cooperativas de agricultores familiares”, comenta a coordenadora da Emater-MG.

Valorização do agro local

Como atração especial da feira, agricultores familiares dos diversos municípios do Sudoeste de Minas vão participar expondo seus produtos, demonstrando um pouco da riqueza, qualidade e diversidade de alimentos produzidos na região. “É muito importante que a comunidade urbana conheça e valorize a produção regional. Mais que uma feira, pretendemos com esse evento promover a integração entre a comunidade urbana e a agricultura regional”, afirma AliceEmpresas de implementos, pós de rocha, bioinsumos e instituições bancárias também comporão o espaço dos estandes.

1ª Feira Regional de Tecnologia e Conhecimento voltada para Agricultura Familiar é aberta ao público e vai funcionar das 8h30 às 18h30. A realização da feira é da Emater-MG e da Empresa Jr. Agro & Solução, com o apoio da UEMG. A iniciativa tem ainda como parceiros a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (Emprapii), a Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa) e a Secretaria de Estado da Agricultura, além do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Passos (SAAE)da Prefeitura Municipal de Passos, da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg) e do Sindicato Rural de Passos.

Os organizadores da feira esperam a presença de mais de mil pessoas, de 30 municípios dSudoeste de Minas, nos dois dias do eventoMais informações podem ser obtidas na Unidade Regional da Emater-MG pelo telefone (35) 3522-1166.

PROGRAMAÇÃO DE PALESTRAS E OFICINAS

Dia 30

10h30 – Projeto de produção de frutas vermelhas

13h30 – Tecnologias de produção de flores comestíveis

14h30 – Agricultura regenerativa

16h – Tecnologia de produção de plantas medicinais e alimentícias não convencionais.

Dia 31

10h – Tecnologias de produção e variedades para cafeicultura orgânica

11h – Biofábrica Amipa: case de sucesso na produção e distribuição de inimigos naturais para o controle de pragas

11h – Agrohomeopatia (oficina)

11h30 – Produção de leite orgânico a pasto

15h – Caldas Fitoprotetoras (oficina).

OBS: Nos dois dias da feira, o Hub Conecta Day também terá diversas atividades e painéis.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emater-MG