Exportações de café brasileiro caem em maio, informa Cecafé

Imprimir

As exportações do café brasileiro caíram em faturamento e volume em maio em comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo o relatório mensal divulgado nesta terça-feira pelo Conselho de Exportadores de Café (CeCafé).

Em volume, o Brasil vendeu em maio ao exterior 2,78 milhões de sacas de 60 quilos, redução de 7,7% em comparação com maio de 2014, e o faturamento foi de US$ 460,8 milhões, 17,4% a menos.

No entanto, no acumulado dos cinco primeiros meses de 2015 o balanço foi positivo tanto em faturamento como em volume exportado.

Entre janeiro e maio, o país exportou 14,9 milhões de sacas e teve receita de US$ 2,704 bilhões, aumento de 1,9% e de 15,5% respectivamente.

"Houve um aumento no consumo mundial, que se manteve próximo dos 2% anual e o Brasil tem reconhecimento em termos de qualidade e regularidade na distribuição do produto, além de preços competitivos", assinalou o presidente do CeCafé, Guilherme Braga, em nota à imprensa.

Essas condições "favoreceram o volume exportado, e a variedade robusta também apresentou um alta consistente, o que compensou a queda nas exportações de (o tipo) arábica".

"Do ponto de vista do faturamento, o resultado também foi bom apesar dos preços terem oscilado bastante (pela relação entre colheita e insumos) e se mantiveram em um nível satisfatório", apontou.

Das exportações brasileiras de café nos primeiros cinco meses do ano, 78% foi da variedade arábica, 12,5% do tipo robusta, 9,4% de solúveis e 0,1% do grão tostado e moído.

Por países, o principal destino foi os Estados Unidos, destino de três milhões de sacas (20% do total), seguido pela Alemanha (2,7 milhões de sacas e 19% de participação) e Itália (1,1 milhão e 8%).

O balanço do CeCafé coincidiu com a divulgação oficial de que o Brasil, o maior produtor e exportador mundial de café, recolherá este ano uma colheita do grão 2,3% menor que a de 2014, segundo uma projeção divulgada hoje pela Companhia Nacional de Abastecimento.

De acordo com a Conab, a produção de café no Brasil ficará em 44,28 milhões de sacas este ano, e a redução afetará principalmente a variedade robusta, que, no entanto, vive um período de alta demanda pelos fabricantes de café.

Fonte: Agência EFE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

dapurtoto

dapurtoto

dapurtoto

bo togel terpercaya

link togel

bandar togel resmi

situs togel terpercaya

situs togel resmi

bo togel

situs togel online

10 situs togel terpercaya

situs togel tereprcaya

5 bandar togel terpercaya

bo togel terpercaya

agen togel online

agen toto

bo togel terpercaya

agen toto

situs toto

agen toto

bandar togel resmi

bo togel terpercaya

situs toto 4d

situs toto

bo togel terpercaya

situs toto togel