Expocaccer sedia a final do Cup of Excellence Brazil

Imprimir

Evento é considerado o principal concurso de qualidade de cafés do mundo

A Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado está se preparando para ser palco do principal concurso de qualidade de café arábica do mundo: o Cup of Excellence Brazil 2022 (COE).

O evento promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE), será realizado pela Expocaccer entre os dias 24 a 29 de outubro, no Centro de Excelência do Café do Cerrado, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG).

Com a realização do COE, a Expocaccer estima receber pessoas de várias partes do mundo, entre cafeicultores, Q-Graders, juízes e profissionais da imprensa. Poderão participar exclusivamente os produtores que encaminharam suas amostras para o concurso.

Entre os dias 17 a 21 de outubro, esses cafés serão avaliados pelo júri nacional quanto ao tipo, cor, aspecto, umidade, defeitos e qualidade de bebida. As amostras que voltarem a obter 86 pontos ou mais, observando o limite das 40 melhores, serão classificadas para a fase internacional da competição, quando juízes do exterior definirão, entre 25 e 28 de outubro, os 30 campeões do Cup of Excellence 2022. Esses ganhadores serão aqueles com cafés de nota igual ou superior a 87 pontos e poderão ser comercializados e disputado em leilão internacional, via internet. A cerimônia de anúncio e premiação ocorrerá no dia 29 de outubro.

Das 15 regiões produtoras do país a Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro foi a que mais encaminhou amostras para o COE 2022, com um total de 39 lotes de cafés classificados.

Dentre as amostras apresentadas pelos cafeicultores do Cerrado Mineiro, 29 são de cooperados da Expocaccer.

“A expectativa está ainda mais forte esse ano. Temos uma representatividade muito positiva e temos ainda a honra de sediar o evento. Sabemos da dedicação e da qualidade dos grãos dos nossos cooperados. Estamos na torcida pelos cafés dos nossos cafeicultores”, afirmou o Presidente da Expocaccer, Glaucio de Castro.

Confira abaixo as datas e etapas do COE 2022:

Etapas do COE

17 a 21/10/2022 – Fase Nacional

22/10/2022 – Resultado da Fase Nacional

25/10 a 28/10/2022 – Fase Internacional

29/10/2022 – Resultado da Fase Internacional e premiação aos vencedores

25/11 a 09/12/2022 – Venda dos Vencedores Nacionais

1º/12/2022 – Leilão dos campeões do Cup of Excellence

1º/02/2023 – Pagamento aos campeões do Cup of Excellence

09/02/2023 – Pagamento aos produtores Vencedores Nacionais

 

Sobre o Cup of Excellence

O Cup of Excellence é considerado o principal concurso de qualidade para café do mundo aberto a todo produtor brasileiro de café arábica e integra as ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido pela BSCA e pela Apex-Brasil, com foco na promoção comercial do produto brasileiro no mercado externo. O objetivo é promover os grãos nacionais em todo o mundo e posicionar o país como fornecedor de alta qualidade, apresentando a tecnologia de ponta decorrente de pesquisas que são aplicadas pelos cafeicultores brasileiros.

O projeto visa ainda promover os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros.

Os cafeicultores do Cerrado, especialmente os cooperados da Expocaccer têm uma lembrança muito boa das edições anteriores do COE. Em 2017, a Expocaccer, por meio de seu cooperado Gabriel Alves Nunes, teve uma participação especial quando, na época, o café do produtor teve destaque com a produção do café que bateu o recorde mundial de maior valor pago por um lote no leilão do concurso.

Em 2021, com um café de 90,50 pontos do júri internacional, na escala de zero a 100 da competição, o cooperado da Expocaccer Vitor Marcelo de Queiroz Barbosa foi eleito o melhor café especial do Brasil na safra 2021.

 

ASCOM Expocaccer – Por Anna Lívia Leal.