Especialistas abordam sobre resíduo de glifosato em grão de café na Femagri 2023

Imprimir
A edição 2023 da FEMAGRI – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas da Cooxupé retorna ao calendário de eventos presenciais e mais uma vez tem como um dos propósitos valorizar as iniciativas que contribuem com a geração de impactos mínimos ao meio ambiente.

Segundo Dr. Aldir Alves Teixeira, diretor da Experimental Agrícola do Brasil/illycaffè, durante o evento, que acontece de 08 a 10 de fevereiro, na cidade mineira de Guaxupé, produtores, visitantes e expositores poderão se informar mais sobre o resíduo de Glifosato em grãos de café.

O tema será amplamente abordado por especialistas, como o Engenheiro Agrônomo Cesar Augusto C. Candiano, da Experimental Agrícola do Brasil/illycaffè e os Engenheiros Agrônomos Guy Carvalho e Luiz Vianna, que participaram do experimento feito nos últimos três anos, em Cabo Verde, no Sul de Minas, em parceria também com a Cooxupè.

O uso correto dos insumos na produção agropecuária é fator essencial para a garantia de volumes adequados de alimentos, tanto para a segurança alimentar das populações, quanto para a sustentabilidade econômica dos produtores.

A diferença entre as épocas de aplicação e a translocação do herbicida Glifosato para lotes de grãos de café será o tema abordado pelos especialistas durante a ação realizada na feira. Ainda, segundo Dr. Aldir, serão apresentados dados e resultados como a influência da aplicação do herbicida na cultura do café e sua deposição nos grãos nas últimas safras.

Desde 1997, a FEMAGRI é voltada principalmente para a cafeicultura e apresenta as novidades do mercado, tecnologia, conhecimento e oportunidades para milhares de produtores do Sul de Minas Gerais. Realizada pela Cooxupé, a maior cooperativa de cafeicultores do Brasil e do mundo, que em 2022 completou 90 anos de cooperativismo e reúne mais de 17.000 cooperados no Sul de Minas, Alto Paranaíba (Cerrado Mineiro), Matas de Minas e Vale do Rio Pardo (Estado de São Paulo).

illycaffè (http://illy.com.br/) é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933 e empenhada em oferecer o melhor café do mundo. Produz um blend único, 100% Arábica, feito com 9 das melhores seleções de Arábica do mundo, e tem um compromisso constante com a inovação. Com a criação do “Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso” no Brasil em 1991 e do “Ernesto Illy International Coffee Award” em 2017, reiterou o seu compromisso com os produtores de café, aos quais paga um preço premium pela melhor qualidade. Desde 2013, a empresa, que está presente em 140 países de todo o mundo, tem figurado regularmente na lista das Empresas Mais Éticas do Mundo. Depois de adotar o estatuto de Società Benefit em 2019, em 2021 a illy tornou-se a primeira empresa de café italiana a obter a certificação internacional B Corp, em reconhecimento ao seu compromisso de respeitar os mais elevados padrões de desempenho ambiental e social. Em 2021, a empresa empregava 1305 pessoas e registrou receitas consolidadas de cerca de € 500 milhões. Em 2021, a Rhône Capital tornou-se acionista minoritária da illycaffè para ajudar a empresa no seu crescimento internacional.

Fonte: ADS Comunicação Corporativa