Emater-MG participa de encontro de mulheres empreendedoras do café em Santa Rita do Sapucaí (MG)

Imprimir
O município de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, recebe, nesta sexta-feira (12 de maio), o Summit Empreendedoras do Café 2023. O evento tem como objetivo promover a inovação e a transformação, por meio da troca de conhecimentos, conexões entre as produtoras e os demais elos da cadeia produtiva do café, além de gerar oportunidades de negócios. E a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) participa desta iniciativa, como parte da estratégia de incentivar o fortalecimento da atividade cafeeira.

De acordo com o extensionista Renato Pereira Castro, a Emater-MG vai apresentar para os participantes o sistema ecológico de tratamento de efluentes, com a fossa séptica Tevap (tanque de evapotranspiração). A fossa Tevap é uma opção barata e de fácil implantação em propriedades rurais, e protege o solo e os cursos d´água de contaminação por esgoto.

O Summit é idealizado pela Associação Mulheres Empreendedoras do Café de Santa Rita do Sapucaí. Será realizado no teatro do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), de 8h às 18h. Ás 9h30min, será transmitida uma entrevista com a diretora-executiva da Organização Internacional do Café (OIC), Vanusia Nogueira. Ela é a primeira mulher a comandar o órgão máximo de regulação do mercado cafeeiro mundial.

Nas palestras, ao longo de todo o dia, serão abordados temas como empreendedorismo, boas práticas sociais e de gestão, como acessar o mercado de créditos de carbono, planejamento patrimonial e tributário e a sucessão familiar nos negócios, além, é claro, das novas oportunidades para a comercialização do café, entre outros assuntos. De acordo com os organizadores do evento, é esperado um público superior a 800 pessoas, entre produtoras e produtores de café e empreendedores de outros segmentos da cadeia produtiva do grão.

A Associação Mulheres Empreendedoras do Café de Santa Rita do Sapucaí reúne atualmente 125 integrantes, que se definem como uma associação de mulheres que empreendem na cadeia do café e líderes em diversas frentes de trabalho em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais e outras regiões. “Acreditamos no poder da união de seis pilares: Educação, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo, Sustentabilidade, Criatividade e uma Sociedade Civil Organizada com forte poder crítico e de realização”, afirma Daniele Alkmin, presidente da instituição e sócia-fundadora da Agrorigem, uma plataforma digital especializada em venda de cafés especiais, direto dos produtores. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no Instagram: @empreendedorasdocafesrs e @dani_alkmin.

Fonte: Ascom Emater-MG e foto de Associação Mulheres Empreendedoras do Café de Santa Rita do Sapucaí/Divulgação