Cresce a procura por curso de drones na regional de Passos do Sistema Faemg Senar

Imprimir
Os Sindicatos dos Produtores Rurais de Muzambinho e Formiga recebem, na semana de 23 a 28 de janeiro, o instrutor Marco Alziro, para o curso do Sistema Faemg Senar “Operador de Aeronave não Tripulada, Drone, Asa Rotativa, Operações Básicas”. As turmas formadas nos dois municípios têm demandas diferentes. Em Formiga, a solicitação partiu de um armazém de grãos; em Muzambinho dos produtores rurais. Na Regional de Passos, no último ano, foram realizados 31 cursos de drones, o que indica a demanda por esta capacitação na sua área de atuação, que inclui o Sul e o Centro Oeste de Minas.

A demanda pelo curso é crescente, pois o equipamento vem ganhando ampla utilização na agricultura e pode ser usado em operações para acompanhar o desenvolvimento da safra, determinar a quantidade de plantas do terreno, falhas no plantio e até para a pulverização. Para aqueles que pretendem prestar serviços com o equipamento, a certificação é essencial para a contratação.

No curso do Sistema Faemg Senar, os participantes recebem informações sobre segurança no trabalho e meio ambiente, capacitação em planejamento de operação com os drones, instalação dos aplicativos, checagem de aspectos essenciais no pré e pós voo, simulação e realização do voo manual e legislação e normas vigentes. “Eu destaco a importância em capacitar adequadamente os participantes para terem aptidão prática e técnica durante a realização do voo manual, indispensável para qualquer tipo de atividade com os drones”, disse Marco.

Segundo o instrutor, para ter domínio das técnicas de controle manual e automatizado do drone, de forma segura, exige capacitação e treinamento, uma vez que o equipamento tem normas de segurança que são controladas pelo Ministério da Agricultura, bem como pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) e pelo DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).

Muzambinho

Em Muzambinho, o curso é realizado no Instituto Federal (IFSuldeMinas) e reúne cafeicultores. O foco dos participantes é o uso do equipamento na agricultura.

Novo conteúdo

A partir de 2023, produtores e trabalhadores rurais de todo estado terão acesso a mais um treinamento gratuito do Sistema Faemg Senar, na área da agricultura de precisão, direcionado a pulverização por drones. A demanda partiu das entidades cooperadas por meio dos Sindicatos dos Produtores Rurais.

Fonte: Assessoria de comunicação Sistema Faemg Senar – Regional Passos (Por Denise Bueno)