Cooxupé expande comércio de cafés pela internet

Imprimir

Considerada uma das maiores cooperativas de café do mundo, a Cooxupé está usando a internet para expandir o comércio de seus produtos.

Antes restrito às cidades do sul de Minas Gerais e algumas cidades do interior de São Paulo próximas à divisa, a venda agora pode ser feita por meio de uma loja online para as localidades onde chegam correspondências dos Correios, parceiro no negócio.

O faturamento com as vendas online ainda não foi estimado pela direção da cooperativa, com sede em Guaxupé (MG), mas a expectativa para este ano é que o comércio de café –beneficiamento, comercialização, exportação– movimente entre R$ 2,5 bilhões a R$ 3 bilhões.

Atualmente, a Cooxupé tem 11,6 mil cooperados distribuídos nas regiões do sul de Minas, Cerrado Mineiro, Alto Paranaíba e Vale do Rio Pardo. O faturamento em 2012 foi de R$ 2,2 bilhões e em 2011, R$ 3 bilhões.

A diferença, segundo o gerente de torrefação Mário Panhota, é explicada pela variação do mercado de café. Em um ano, o preço da saca de 60 kg pode estar bom, mas em outro não, acompanhado das variações na produção.

PROPAGANDA

De acordo com ele, a ideia de vender café pela internet surgiu da percepção de que as pessoas que compravam no comércio das cidades do Sul de Minas e do interior de SP, ofereciam os produtos como presentes em localidades de todo o país.

"Além disso, havia muita propaganda entre os cooperados. Como são muitos, fica fácil fazer propaganda. As pessoas compravam e davam de presente para outras que não tinham como comprar. Então criamos a loja online", disse.

Em três meses de funcionamento da loja, segundo ele, foram comercializados cerca de 1.200 quilos de café. A expectativa inicial da cooperativa era de que esse valor inicial não ultrapassasse 500 quilos.

Segundo Panhota, a opção da loja online com entrega pelos Correios evita gastos maiores se fosse distribuir o produto para todo o país. "É uma questão de logística. Hoje é muito difícil distribuir produtos pelo país, seja pelo custo do transporte, seja pelas condições dos modais", afirmou.

Há cinco meses, a Cooxupé avançou na expansão e passou a vender cafés para redes de supermercados do Estado do Rio de Janeiro. Entre eles estão o Pão de Açúcar, Mundial, Prezunic e Supermarket. A cooperativa também negocia com a rede Guanabara.

"Os produtos estão em cerca de 200 lojas do Rio de Janeiro [capital] e de cidades da região dos Lagos, como Cabo Frio e Búzios", disse o gerente de torrefação da Cooxupé. "Estamos buscando mais regiões", completou.

EMPREENDEDORISMO

Para a professora da FGV Ingrid Paola Stoeckicht, especialista em empreendedorismo social, não é comum cooperativas tomar medidas inovadoras como a abertura de uma loja online para venda dos produtos.

Segundo ela, a iniciativa quebra modelos tradicionais. "Eles estão mais próximos do consumidor final, e não apenas como distantes fornecedores para uma grande empresa multinacional de café", afirmou.

De acordo com Ingrid, a iniciativa pode ser replicada por outras instituições. "É uma iniciativa empreendedora e inovadora, uma vez que traz uma nova proposta para um todo", disse.

Fonte: Folha de São Paulo via Rede Social do Café

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

dapurtoto

dapurtoto

dapurtoto

dapurtoto

dapurtoto

dapurtoto

dapurtoto

dapurtoto

dapurtoto

bo togel terpercaya

situs togel terpercaya

situs togel terpercaya

10 situs togel terpercaya

situs toto

bo togel terpercaya

agen togel terpercaya

situs togel terpercaya

situs togel resmi

bandar togel online

bandar togel terpercaya

link togel

link slot dana

10 situs togel terpercaya

situs togel terpercaya

5 bandar togel terpercaya

situs toto

situs toto

bandar togel terpercaya

agen togel terpercaya

bo togel terpercaya

situs togel terpercaya

bandar togel terpercaya

slot deposit 5rb

situs toto

toto togel

situs toto

toto togel

situs toto

10 situs togel terpercaya

situs togel resmi