Cooperativa promove segunda edição do Expocaccer Teens

Imprimir
No último dia 05 a Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado anunciou a segunda temporada do Expocaccer Teens, projeto que tem como foco a sucessão familiar na cafeicultura da Região do Cerrado Mineiro.

“O projeto nasceu da visão da cooperativa sobre a importância de preparar e capacitar filhos e netos de seus cooperados para gestão e continuidade dos trabalhos desenvolvidos em prol da cafeicultura, ajudando na transferência de experiências, além aprimorar o conhecimento entre as gerações”, explicou a Gerente de Cafés Especiais da cooperativa, Sandra Moraes.

O Projeto Expocaccer Teens é inédito no Cerrado Mineiro e em cooperativas do segmento café do país e por meio da realização de cursos e atividades direcionadas, vai instruir e estimular jovens de idades entre 10 a 18 anos, que terão noções sobre todos os processos que envolvem a cafeicultura, passando pela produção, gestão, exportação, até ao consumo final.

As aulas serão distribuídas por etapas, aliando teoria às práticas da cafeicultura, que incluem: princípios cooperativistas, história do café no Brasil, produção de cafés especais; classificação de café; cupping e torra; visita à estrutura da Expocaccer; noções de gestão, liderança e comercialização; além de visitas às fazendas de cooperados da Expocaccer.

“As atividades devem auxiliar os jovens e seus familiares, possibilitando novas perspectivas profissionais aos jovens”, completou Sandra Moraes.

As atividades terão início no dia 17 de junho e contará com um calendário diversificado e flexível.

O sucesso da edição anterior garantiu que as vagas para participar do projeto fossem preenchidas no dia do lançamento, que aconteceu no auditório da Expocaccer e contou com a palestra do Gabriel Adamo, que empresário de 24 anos, dono da primeira empresa de cold brew do Brasil e a primeira do mundo com Denominação de Origem, produzida com café de cooperados da Expocaccer.

Na ocasião, Gabriel compartilhou sua experiência em parceria com o seu pai, com o empreendedorismo e como a sucessão familiar é trabalhada em sua empresa.

“A sucessão na minha casa aconteceu de forma natural, meu pai sempre fez questão de compartilhar suas experiências profissionais e isso me incentivou e me deu um norte desde poder entender o que eu queria até como conduzir a empresa. Acredito que o mais importante nesse processo é a vontade de fazer acontecer de todas as partes envolvidas no processo”, concluiu Gabriel Adamo.

Na cafeicultura, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o segmento é composto de 30% a 35% de produção familiar.

Expocaccer Teens faz parte das ações da cooperativa de incentivo à capacitação e atualização dos cooperados, que auxiliem e possibilitem maior e melhor aproveitamento na qualidade dos cafés.

Fonte: ASCOM Expocaccer (Por Anna Lívia Leal)