Conab estabelece novos preços mínimos para café e laranja da safra 2024/25

Imprimir

Valores mínimos para o grão caíram, enquanto para a fruta aumentaram

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta quinta-feira (4/4) os preços mínimos para laranja in natura, café arábica e café conilon na safra 2024/25. No caso do café, a vigência dos valores é de abril deste ano até março de 2025, enquanto para a fruta a validade é de julho de 2024 a junho de 2025.

O valor do café arábica ficou definido em R$ 637,91 por saca de 60 quilos, o que representa uma redução de 6,76% em relação à temporada anterior. Já para o conilon o valor definido é de R$ 423,08 por saca de 60 quilos, baixa 8,03%.

“Um importante fator para o cálculo da proposta de preço mínimo continua sendo o custo de produção. De acordo com os levantamentos da companhia, a queda é explicada pelos menores custos verificados para aquisição de fertilizantes, entre outros itens”, informou a Conab.

As pesquisas para apuração dos custos de produção do café arábica foram realizadas em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Espírito Santo, Bahia e Goiás. No conilon os técnicos da Conab observaram lavouras no Espírito Santo, na Bahia e em Rondônia.

 

Por Fernanda Pressinott, Valor — São Paulo/Globo Rural