Colômbia enfrenta problemas com queda de produção e exportação de café

Imprimir
Populares por sua qualidade e quantidade, os cafés colombianos são facilmente encontrados em diferentes lugares, uma vez que o país é o terceiro maior produtor mundial. Mas esse status pode estar ameaçado por fatores como o clima imprevisível e a economia global turbulenta, que atualmente causam grandes problemas à produção cafeeira e deixam muitos agricultores à procura de respostas.

Conforme relatado pelo El País, os desafios que a Colômbia enfrenta hoje são familiares. Padrões climáticos adversos estão limitando a produção total de café do país, em particular, as secas prolongadas, causadas pelo El Niño, não permitem que as cerejas amadureçam. Além disso, as estações chuvosas mais intensas levam as cerejas a caírem dos pés antes do tempo.

Mas o clima é apenas um dos fatores que impactaram a produção colombiana anual de café – que registrou um declínio de 14 milhões de sacas para 11 milhões de sacas -, a procura global pelos grãos também está em queda. Uma estimativa do Rabobank concluiu que as importações de café para a União Europeia e para o Reino Unido diminuíram em 13% no segundo trimestre deste ano, enquanto que os Estados Unidos registraram uma queda de 11% ano após ano.

Enquanto isso, o país deve lidar com o mercado impulsionado pela produção no Brasil, o maior produtor mundial de café. Atualmente, uma colheita abundante de 64 milhões de sacas – juntamente com outra esperada para o próximo ano – já está levando à queda nos preços do grão. Tudo isto contribui para o que Albert Scala, vice-presidente da StoneX, empresa de serviços financeiros, chama de “mudança geracional”. Sendo a produção de café imprevisível, na melhor das hipóteses, e pouco lucrativa, na pior, muitos dos jovens estão abandonando o trabalho rural e dirigindo-se para a cidade.

É um futuro incerto para o café, tanto na Colômbia como em qualquer outro lugar. Não existe uma solução única para a rede de problemas enfrentados pelos cafeicultores. Uma coisa permanece clara, no entanto: quanto mais esperarmos para resolver os problemas, mais difíceis – e talvez permanentes – eles poderão se tornar.

As informações são do Sprudge / Tradução Juliana Santin

Fonte: Café Point