CNA debate mercado para cafés especiais do Brasil

Imprimir
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu uma live, na terça (25), para discutir as oportunidades de mercado para os cafés especiais do Brasil.

A transmissão ao vivo foi moderada pela assessora técnica da Comissão Nacional de Café da CNA, Raquel Miranda, e contou com a participação da integrante do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Cafés Especiais e gestora das Fazendas Caxambu e Aracaçu, Carmen Lúcia Brito; do gestor da Sancoffee e Fazenda Samambaia, Fabrício Andrade; e do coordenador da Cocatrel Direct Trade, Gabriel Miari.

Raquel destacou que o Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. O grão é o quinto produto agrícola na pauta de exportações do País e movimentou US$ 5,1 bilhões, com 40,7 milhões de sacas exportadas, em 2019. A diversidade de regiões, microclimas, solos, altitudes e processos de pós-colheita conferem aos cafés brasileiros aromas e sabores variados.

“Nos últimos anos, temos visto o crescimento das cafeterias, de marcas e de pessoas trabalhando com cafés especiais, que estão trazendo para perto dos consumidores a possibilidade de provar produtos diferenciados e mostrar que café não é tudo igual”, disse ela.

Segundo Carmen Lúcia Brito, a produção de cafés especiais é uma opção para produtores. Ela ressalta que o mercado internacional procura novas variedades e confia na capacidade dos cafeicultores brasileiros de desenvolverem aromas e sabores surpreendentes.

“Outro avanço é a sustentabilidade dos cafés brasileiros. Somos o País mais preparado para isso e precisamos vender bem essa ideia para o mundo. Venham aqui que vão encontrar os melhores cafés, com sustentabilidade e valorização social”, afirmou.

Fabrício Andrade acredita que os cafés especiais permitem valor agregado porque os consumidores valorizam características como qualidade, impactos sociais e ambientais e rastreabilidade. Conforme ele, três variáveis influenciam na remuneração dos produtores: produtividade, liquidez e preço.

“Não existe estratégia boa ou ruim. Existe estratégia bem desenvolvida, modelo de negócio, operação, treinamento de pessoas e processos. Dá trabalho, mas é possível quando a estratégia é coerente de cima a baixo”, declarou.

Na opinião do coordenador da Cocatrel Direct Trade, o “reconhecimento financeiro” é fundamental para que o produtor possa continuar investindo e aprimorando a sua produção. Apesar do mercado externo ainda ser o principal foco dos cafés especiais, Gabriel Miari avalia que o consumo vem crescendo e que existem possibilidades dentro do Brasil, apesar da alta tributação para a importação de equipamentos essenciais ao preparo do produto.

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA

prediksi dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto link togel dapurtoto bandar togel dapurtoto situs togel terpercaya dapurtoto situs togel resmi dapurtoto bo togel dapurtoto situs togel online dapurtoto 10 situs togel terpercaya dapurtoto situs toto agen togel dapurtoto 5 bandar togel terpercaya dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto agen togel online dapurtoto agen toto dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto situs toto 4d dapurtoto agen toto dapurtoto situs toto dapurtoto agen toto dapurtoto