Certificação foi tema de debate durante o 6º Espaço Café Brasil

Imprimir

De 6 e 8, a cidade de São Paulo foi palco da sexta edição do Espaço Café Brasil, maior evento da America Latina para o segmento industrial e consumidor do setor cafeeiro. Com o objetivo de integrar os elos do sistema agroindustrial para a troca de experiências e realização de negócios, o Espaço Café Brasil contou com a participação de grandes nomes do cenário nacional e internacional do café.

Um dos destaques desta edição foi o “1º Encontro Fazendas Certificadas e Certificadoras”, com a presença de mais de cem participantes, entre produtores, torrefadores, baristas, consultores, representantes de classe e extensionistas. Em um mesmo fórum, representantes dos principais programas de certificação apresentaram e debateram os rumos e demandas da produção certificada de café. Entre as certificadoras: Utz Certified (Eduardo Sampaio), Rainforest Alliance (Rodrigo Cascales), Fairtrade (Catalina Jaramillo), Associação 4C (Luis Andrade) e Certifica Minas Café (Eduardo Uliana).

O debate foi moderado por Sérgio Parreiras Pereira, pesquisador cientifico do Instituto Agronômico de Campinas – IAC. Segundo Pereira, é notório que os vários modelos de certificação possuem normas, valores e princípios distintos, o que é saudável, pois o cenário mercadológico aponta demanda crescente de diferentes selos. “Observamos durante o encontro um exemplo prático do conceito de coopetição, em que mesmo entre concorrentes comerciais, existe uma abertura para a troca de experiências e ações conjuntas que podem beneficiar a todos”, descreveu.

Alguns sistemas já vêm se aproximando no sentido de apresentar equivalência entre si, outros, avaliam a possibilidade de uma só auditoria para dois selos.   Trata-se do início de uma articulação mais ampla entre os vários programas de certificação, no sentido de promover conjuntamente os conceitos e boas práticas da produção de café e gestão de propriedades. “Em breve, o setor cafeeiro poderá conhecer as propostas de uma Rede de Cafeicultura Sustentável”, anunciou o pesquisador.

Assista ao vídeo veiculado pelo Canal Rural:

Fonte: Polo de Excelência do Café

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

dapurtoto

dapurtoto

dapurtoto

bo togel terpercaya

link togel

bandar togel resmi

situs togel terpercaya

situs togel resmi

bo togel

situs togel online

10 situs togel terpercaya

situs togel tereprcaya

5 bandar togel terpercaya

bo togel terpercaya

agen togel online

agen toto

bo togel terpercaya

agen toto

situs toto

agen toto

bandar togel resmi

bo togel terpercaya

situs toto 4d

situs toto

bo togel terpercaya

situs toto togel