CCCMG inicia Curso de Classificação e Degustação de Café

Imprimir

O Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais (CCCMG) iniciou segunda-feira, 08, o 13º Curso de Classificação e Degustação de Café. Ao todo, são 56 alunos distribuídos em duas turmas que realizarão o curso de segunda a quinta-feira, no horário das 19h às 22h30. O objetivo da iniciativa é promover e valorizar o tema café, onde o aluno vai aprender a classificar o fruto, além de degustar variados tipos de bebida para a escolha do primordial produto.

De acordo com o coordenador Carlos Dionízio, o curso já existe há muitos anos e é muito tradicional no país. “O curso surgiu na década de noventa e agora em 2010 acontece a décima terceira edição do evento. Inicialmente o curso era só classificação e degustação. Como percebemos que o mercado exige um conhecimento geral do café nós fomos acrescentando outras matérias de outros segmentos”, esclarece.

Carlos ressalta que o conteúdo do curso é muito valioso. “Muitos alunos são jovens que estão começando no ramo café, mas também têm pessoas que já são formadas, mas querem fazer o curso para adquirir mais conhecimento. Além da classificação física e sensorial, temos também degustação em todas as aulas. Apresentamos aos alunos cafés do Brasil inteiro dentre outros tópicos”, explica.

Ainda segundo ele, da grande maioria dos alunos formados neste curso grande parte trabalha na área. “São diversos profissionais como classificadores, traders, gerentes e alguns até moram hoje fora do Brasil”, disse Carlos ressaltando que são alunos de vários estados do país. De acordo com ele, todos os instrutores são profissionais da área do café. “Todos os professores têm conhecimento prático na área. Quem vai falar sobre armazém é um diretor de armazéns gerais, quem vai falar sobre torrefação é um diretor de uma indústria de torrefação. Nós não temos professores teóricos, temos professores práticos. O conhecimento deles está 100% voltado naquilo que estão falando: na prática. Isso ao nosso ver, deixa o curso com essa qualidade que tem”,

A estudante Natany Alvarenga, 18 anos, disse que sempre teve interesse em fazer o curso. Apesar de não ter nenhum tipo de conhecimento sobre a área resolveu fazer o curso por iniciativa própria. “Acho o assunto interessante e apesar de meu pai ser corretor quem mais insistiu no curso fui eu”, explica.

O curso tem duração de 3 meses, com 2 aulas por semana. “Nos primeiros 45 minutos temos aula de classificação física. Logo após temos aula de classificação de degustação. Também temos aula de xícara, torra de café e aulas teóricas, com muitas imagens de todos os setores. Além de termos uma apostila com vasto material de texto e imagem, apresentamos tudo em exposição televisual”, comenta.

O 13º Curso de Classificação e Degustação de Café do Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais (CCCMG) tem apoio da Sepetiba Tecon, Furlan Corretora, Carapina Armazéns Gerais e Cooxupé.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *