Capacitação em Cabo Verde (MG) traz segurança e resultados positivos para a colheita do café

Imprimir
O Sistema FAEMG/SENAR/INAES e o Sindicato dos Produtores Rurais de Cabo Verde realizaram capacitações na Fazenda Palmital, de Carlos Augusto Rodrigues de Melo, para a colheita do café. Manutenção de equipamentos com foco nas derriçadoras e o Seminário Prevenção em Tempos de Covid-19 garantiram mais qualidade ao trabalho da colheita, que está previsto para ser concluído nesse final de agosto.

Com produção estimada em 11.000 sacas de café, o engenheiro agrônomo Augusto Cezar de Paulo e Melo, que gerencia as fazendas do pai, Carlos Augusto, enfatiza que as ações trouxeram diferencial para esta colheita. Ele cita que a manutenção das derriçadoras deu condições para que o trabalhador pudesse colher mais e para a propriedade o cuidado com a planta vai se refletir nas próximas safras. “Esse é apenas um diferencial no quesito custo operacional com equipamentos, a redução foi de 30% em manutenção, em comparação com a safra anterior”.

O presidente do Sindicato de Cabo Verde, Jerônimo Giacchetta, ressalta a importância dessa capacitação. Ele destaca o quanto as derriçadoras inovaram a colheita no café de montanha, pois o equipamento faz o trabalho de três trabalhadores. “A tecnologia da derriçadora, como toda máquina, exige o uso correto ou provoca muita manutenção, que não é barata para este equipamento. A atuação do Sindicato e Senar veio de encontro a reduzir esse item de produção, que estava muito alto. A capacitação trouxe uma redução nos custos de manutenção”, ressaltou Jerônimo.

Prevenção

Outra parceria do Sindicato com o SENAR MINAS que trouxe mais tranquilidade para os produtores foi o Seminário em Tempos de Covid-19. “Nós sofremos muita pressão para que não trouxéssemos trabalhadores de outros estados para esta colheita, mas não temos como colher o café sem mão de obra. Com a capacitação tudo correu bem e não registramos nenhum caso de suspeito de contaminação entre os contratados”, ressaltou Carlos. Segundo o produtor, que contratou 87 trabalhadores do Norte de Minas, eles ficaram mais seguros com a capacitação sobre a prevenção do Covid-19 e puderam trabalhar com tranquilidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação Senar Minas – Regional Passos (Por Denise Bueno)

prediksi dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto link togel dapurtoto agen togel terpercaya dapurtoto bandar togel dapurtoto situs toto dapurtoto situs toto dapurtoto situs togel terpercaya dapurtoto situs togel resmi dapurtoto bo togel dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto situs togel online dapurtoto situs togel online dapurtoto 10 situs togel terpercaya dapurtoto situs toto bandar colok dapurtoto agen togel dapurtoto agen togel terpercaya dapurtoto 5 bandar togel terpercaya dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto 5 bandar togel terpercaya dapurtoto agen togel terpercaya dapurtoto agen togel online dapurtoto