Cafeteria: um negócio lucrativo

Imprimir

A ACBB dá dicas para quem quer iniciar o negócio

Nos últimos dez anos, o Brasil – o maior produtor mundial de café – tem assistido a um crescimento anual de cerca de 20% nas vendas de cafés. No caso dos cafés gourmet ou especiais, o aumento foi de 17% só em 2010. “A produção de café melhorou muito no Brasil e o paladar dos consumidores também”, diz Edgard Bressani, presidente da Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB).

De acordo com o presidente da associação, os cafés especiais chegam a ser 40% mais caros que o café tradicional. Todos esses pontos favoráveis aumentam também o número de empreendedores que investem em cafeterias especializadas para atender a um público cada vez mais exigente.

“Atualmente, uma cafeteria que oferece cafés gourmet pode ser uma opção muito rentável para quem deseja ter o próprio negócio", afirma Cleia Junqueira, diretora da ACBB, "O investimento inicial gira em torno de R$ 250 mil, mas, para o empresário ter sucesso, precisa entender tudo sobre café, fazer um bom planejamento, contratar profissionais treinados e investir nos equipamentos e produtos adequados”, pondera.

Um fator importante também é ter um alto volume de cafés vendidos. Para ter um bom faturamento, é preciso vender de 300 a 400 xícaras por dia. Para Cleia, o lucro na venda de café é alto. Uma xícara de espresso custa, geralmente, de R$ 0,38 a R$ 0,80 e é revendida por R$ 3,50 a R$ 4. “O valor unitário é baixo, portanto é um negócio que requer volume”, explica a diretora.

“Para complementar as vendas e agradar ainda mais o cliente, o empreendedor deve ficar atento a outros tipos de produtos que podem casar com as cafeterias, como salgados, biscoitinhos e até almoços, dependendo da região do estabelecimento”, completa Cleia.

Segundo ela, contratar funcionários bem treinados e com o perfil certo é essencial. Profissionais que tenham certificado de barista da ACBB, por exemplo, podem ser uma boa opção, pois a certificação significa que passaram por um rigoroso processo seletivo. Além disso, no site da associação é possível encontrar indicações de cursos e workshops.

“Outra dica importante é escolher os equipamentos e produtos adequados e supervisionar a qualidade do serviço. A ACBB pode oferecer toda a orientação necessária para os empreendedores interessados em abrir um café”, afirma Bressani.

Sobre a ACBB

Fundada em 2005, a Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB) é uma entidade sem fins lucrativos que congrega pessoas físicas e jurídicas atuantes no mercado interno de cafés especiais. A entidade é dirigida pelo presidente Edgard Bressani; pela diretora de marketing Gelma Franco, do IL Barista Cafés Especiais; pela diretora comercial Cléia Junqueira; e pela diretora de normas técnicas Georgia Franco de Souza, da Lucca Cafés.

A ACBB é o braço nacional do World Coffee Events (WCE), sendo responsável pela organização do Campeonato Brasileiro de Barista e dos campeonatos de Latte Art, Coffee in Good Spirits e Cup Tasters no País. A Associação também certifica baristas e juízes.

Mais informações: www.acbb.com.br.

Fonte: Assessoria ACBB

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

dapurtoto

dapurtoto

dapurtoto

dapurtoto

dapurtoto

dapurtoto

dapurtoto

dapurtoto

dapurtoto

bo togel terpercaya

situs togel terpercaya

situs togel terpercaya

10 situs togel terpercaya

situs toto

bo togel terpercaya

agen togel terpercaya

situs togel terpercaya

situs togel resmi

bandar togel online

bandar togel terpercaya

link togel

link slot dana

10 situs togel terpercaya

situs togel terpercaya

5 bandar togel terpercaya

situs toto

situs toto

bandar togel terpercaya

agen togel terpercaya

bo togel terpercaya

situs togel terpercaya

bandar togel terpercaya

slot deposit 5rb

situs toto

toto togel

situs toto

toto togel

situs toto

10 situs togel terpercaya

situs togel resmi

situs togel resmi

bandar togel terpercaya

bo togel terpercaya

situs togel terbesar

situs togel terpercaya

bo togel terpercaya