CAFEÍNA E SEUS EFEITOS SOBRE O DESEMPENHO FÍSICO

A popularidade do café é indiscutível, porém sempre houve divisão em relação aos efeitos sobre a saúde. Mas não é somente no grão de café que encontramos cafeína, ela é encontrada naturalmente também em folhas de chá, chocolate, grãos de cacau, guaraná e acrescentada a refrigerantes, energéticos e a alguns remédios sem prescrição médica.

A cafeína é o estimulante mais ingerido no mundo e sua ingestão é responsável por aumentar o estado de alerta, o desempenho físico e reduzir a sensação de fadiga devido a sua ação no sistema nervoso central, podendo aumentar a capacidade para realizar determinadas tarefas. Sua absorção pelo trato gastrointestinal é extremamente eficiente, com pico sanguíneo em 30 – 120 minutos após a ingestão da substância.

A ingestão de cafeína permite um melhor desempenho em exercícios prolongados e também em exercícios de alta intensidade e de curta duração. Para obter o benefício máximo da cafeína, estudos mostram que uma ingestão de concentração entre 3mg a 6mg/kg de peso corporal são suficientes uma hora antes do esforço físico. Desse modo, para uma pessoa com 70kg seriam necessários, em média, 300ml de café.

Este valor, para atletas, pode ser complicado de alcançar devido a desconforto gástrico antes de treinos e competições, sendo necessária a suplementação através de cápsulas, comprimidos e sachês.

Visto que a suplementação deve ser feita apenas por atletas que querem uma melhoria no desempenho.

A cafeína é relativamente segura, mas as tolerâncias individuais variam e com isso pode haver efeitos colaterais. Em excesso, a cafeína pode causar ansiedade, perda de memória, insônia, tremor, nervosismo, irritabilidade, náuseas e desconforto gastrointestinal. Os problemas estomacais podem ser agravados nos indivíduos que já apresentam tendência para gastrite ou úlcera, principalmente quando ingerida em jejum.

Além disso, pode ocorrer aumento da temperatura corporal, devido a seu efeito termogênico, que por um lado ajuda a "queimar" gorduras, mas por outro lado pode prejudicar o desempenho em exercícios realizados em altas temperaturas. Também provoca aumento da diurese (produção de urina pelo rim), o que pode aumentar o risco de desidratação. Clique aqui para saber quanto você precisa emagrecer e comece agora mesmo sua reeducação alimentar!

O acompanhamento nutricional para quem usa cafeína com o objetivo de melhorar a performance é essencial. Os efeitos devem ser analisados para obter melhores resultados e para que não se tenha surpresas com dosagens equivocadas e seus efeitos colaterais.

Gabriela Cuesta – Nutricionista CRN-3 35.584

Fonte: Terra

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *