Cafeicultores vão discutir estratégias de gestão, clima e descarbonização no ENCOFFEE 2023

Imprimir
A temporada 2023 de eventos do agro já começou e a agenda do Grupo Conecta está a todo vapor. O EncoffeeEncontro de Gestão dos Cafeicultores 2023 está confirmado para os dias 11 e 12 de abril em Uberlândia e, como sempre, apresenta conteúdo de alto nível, promove troca de experiências e vai traçar os rumos da cafeicultura brasileira. Nesta edição, especialistas vão analisar os primeiros passos do novo governo e as mudanças nos aspectos políticos e econômicos, mercado do café, tendências, perspectivas, gestão de risco e sucessão familiar.

O calendário esse ano do Grupo Conecta está surpreendente, com novos eventos, inclusive em um cruzeiro. E começar a nossa agenda com o Encoffee em um lugar lindo como o Palácio de Cristal envolve um sentimento de gratidão a um setor tão importante e tradicional para o Brasil como é a cafeicultura. Sabemos que os produtores vivem tempos desafiadores, mas esta edição do nosso evento vai levar informação e abrir os caminhos da oportunidade”, conta Luciana Martins, Diretora Executiva do Grupo Conecta.

Os organizadores prometem seguir com a tradição e levar especialistas renomados da cafeicultura. Durante dois dias, os congressistas terão uma série de palestras com assuntos atuais que refletem dentro e fora dos cafezais. Além das questões políticas e econômicas, outros temas como  mudanças climáticas, carbono neutro, e novas tecnologias estarão no centro do debate. 

As mudanças climáticas já interferem na vida do cafeicultor. No sul de Minas Gerais, por exemplo, centenas de propriedades foram castigadas pelos temporais e granizo. Enquanto isso, os olhos do mundo estão voltados ao Brasil e à produção sustentável. A Europa recentemente lançou um ‘pacto verde’ com meta de descarbonização, que vai interferir diretamente no agro brasileiro. Por isso, é importante ampliar o conhecimento”,   conta Danilo Bomfim, sócio e Diretor de Produção do Grupo Conecta.

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café verde. Em janeiro, abrindo a temporada 2023, o Brasil embarcou 2,8 milhões de toneladas. Os dados do Conselho Nacional do Café também mostram um recuo na receita e nos preços dos grãos. Mesmo assim, o mercado internacional acena de forma positiva para a cafeicultura, referente a preços e aumento dos embarques. Só no ano passado, pelo menos 300 mil fazendas de café mantiveram o Brasil como maior produtor e exportador mundial.

O Encontro de Gestão dos Cafeicultores é promovido pelo Grupo Conecta. Na edição anterior,  450 cafeicultores marcaram presença no Palácio de Cristal, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

Cerca de 500 participantes já confirmaram presença, além de dezenas de empresas e cooperativas como COAGRIL, AMOCA, COOPADAP, MINASUL, EXPOCACCER, COOPERCAM, Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais (CCCMG), COOPAMA, NATER COOP, COOPMAC, CAPEBE, CARMOCER, COCAPIL, COOPERVITAE, CASUL, COCAPEC, COABRIEL, COOCACER, COOXUPÉ, Sindicato Rural de Indianópolis, Sindicato Rural de Uberlândia, Sindicato Rural de Nepomuceno, COOPERCITRUS, Sindicato Rural de Franca, CAFENATO, CARPEC, COOPERVASS, COOPADAP, COAGRIL, SINDICATO RURAL NEPOMUCENO, ACA, COOCACER, CASA DO ADUBO, EXPOCACCER, SINDICATO RURAL DE UBERLANDIA, COCAPEC, COOPERVASS.

CLIQUE AQUI para mais informações.

Fonte: Comunicativas/ENCOFFEE