Cafeicultores recorrem à biotecnologia para produzir mais com sustentabilidade

Imprimir

A sustentabilidade já é uma tendência no mercado da cafeicultura mundial. Nos últimos anos, é crescente a quantidade de produtores de café que têm buscado técnicas voltadas a assegurar o ganho produtivo, mas sem deixar de lado os cuidados com o meio ambiente para o cultivo do cafeeiro.

Segundo o gerente regional de vendas da Alltech Crop Science, Luiz Fortes, esse comportamento também atende às novas exigências do consumidor. “É uma necessidade de mercado. Cada vez mais, os consumidores procuram por produtos que utilizem práticas sustentáveis. A adoção de práticas sustentáveis nos processos produtivos constitui a base da agricultura consciente, sem comprometer a economia de escala. Afinal, não podemos desconsiderar as necessidades crescentes de alimentos no mundo”, explica.

Desta forma, muitos cafeicultores encontram na agricultura sustentável um sistema viável de plantação agrícola que concilia uma produção rentável ao mesmo tempo em que buscam a recuperação do solo, além da preservação de recursos hídricos. “Conforme a evolução dos produtos, as tecnologias que visam a produção sustentável se tornaram muito mais acessíveis para os produtores. Elas agregam na produtividade sem trazer um custo oneroso”, ressalta Luiz Fortes.

A adoção de novas tecnologias, melhorias nas práticas de negócios e inovações estão alinhadas com o conceito de Planet of Plenty™ (Planeta de abundância, em português) que a Alltech Crop Science trabalha com todos os parceiros do setor agroalimentício, focada nos três pilares da sustentabilidade: econômico, ambiental e social. As soluções biotecnológicas da empresa aplicadas nas lavouras de café influenciam como fontes de energia e proteção fisiológica da planta, o que favorece o crescimento, desenvolvimento, formação e enchimento dos grãos – o que impacta na qualidade da bebida do café.

A Alltech Crop Science apresenta essa e outras tecnologias nutricionais desenvolvidas por ela no Encontro de Gestão dos Cafeicultores (Encoffee), nos dias 11 e 12 de abril, em Uberlândia (MG). Com foco em trazer as principais novidades do setor, o evento reúne produtores, empresários e pesquisadores para tratar sobre o cenário da cafeicultura nacional e internacional.

Em seu estande no Encoffee, a empresa mostra uma linha de produtos voltados a promover o equilíbrio nutricional e fisiológico da cultura, como, por exemplo, o Agro-Mos, solução natural que possui um balanceado de micronutrientes, como Cobre e Zinco, complexados por aminoácidos e polissacarídeos, que confere um efeito nutricitor nas plantas e auxilia na síntese de compostos de defesa, preparando as plantas para possíveis estresses; e as soluções da Linha Solo, que nutrem o solo e promovem a atividade e o desenvolvimento da rizosfera, equilibrando e ativando a microbiota de maneira natural e espontânea, tornando-a mais saudável e vigorosa.

Sobre a Alltech Crop Science

A Alltech Crop Science, divisão agrícola da Alltech, desenvolve soluções naturais para os desafios da agricultura nos principais mercados do mundo. Por meio de produtos com alto valor agregado e tecnologia exclusiva nas linhas de fertilizantes sólidos, nutrição, solo, proteção e performance, auxiliando na sustentabilidade e lucratividade do produtor rural. A Alltech Crop Science do Brasil é formada pela maior fábrica de leveduras do mundo, localizada em São Pedro do Ivaí (PR), pela sede em Maringá (PR) e pela unidade em Uberlândia (MG).

Fonte: Centro de Comunicação