Cafeicultores do Sudoeste de Minas entre as regiões brasileiras produtoras na SIC

Imprimir
Associação dos cafeicultores sudoeste de minas participou na SIC semana internacional do café, demarcando território entre as regiões brasileiras produtoras de café. O SEBRAE tem sido um apoio fundamental para as ações da associação, neste evento foi possível deslocar um grupo de associados para desfrutar do evento.

Alguns produtores tiveram participação importante com cafés apresentados na sala de cupping no dia 16 primeiro dia da feira, essa participação entusiasma a todos, pois, apresentar cafés em uma feira que hoje é uma vitrine de destaque para o setor trás otimismo. Os cafés apresentados atendiam o critério de pontuação na escala da SCAA .
Na sala de cupping promovida por um grupo de produtores de origem controlada, através do comando da federação do cerrado mineiro, no stand do Espirito Santo, os cafés apresentados foram de fácil descrição devido ao rastreamento do café e a transparência neste foi exposto duas amostras no stand esteve presente BSCA, ABIC, Sebrae.

Os associados participaram de fóruns, painéis, palestras e em destaque no dia 17 segundo dia de feira participou do Painel (Novas Origens Produtoras de café em Minas Gerais com a participação da região da Canastra e Moderação da região Vulcânica).

Em um dos painéis, foram apresentadas estratégias importantes para nivelamento entre as regiões visto que há algumas que estão mais adiantadas e reconhecidas nacionalmente e outras caminhando para atingir o mesmo objetivo, as associações tem tido um papel fundamental no desenvolvimento das regiões, nas origens controlada e na conexão entre produtor e consumidor. A cadeia cafeeira é dinâmica e tendo uma organização traçando linhas de estratégias tem permitido o avanço no campo fazendo com que o produtor se identifique, reconheça seu café e tenha embasamento para agir para fora das porteiras.

As origens brasileiras produtoras de café já contam com 14 regiões de origem controlada, gerando equilíbrio e organização seguindo as validações através de ações e parcerias.

A associação dos cafeicultores apresentou sua abrangência na região contemplando em 21 (vinte e um) municípios, nos quais seus 54 (cinquenta e quatro) associados estão inseridos e ativos na cafeicultura mineira.

Atualmente associação está com 3200 hectares de cafés, buscando reconhecimento, junto aos órgãos competentes afim de trazer melhoria nas boas práticas agrícolas e buscando inserir uma cafeicultura consciente.

Acreditamos que a união dos associados em um espirito de amizade verdadeira, seguindo os passos certo o grupo terá fortalecimento, tornando a todos empreendedores aliado aos associativismos e cooperativismo.

Os Associados estão buscando a melhoria na qualidade e na condução de suas propriedades e lavouras. Tem participado de feiras, concursos – Emater e outros, exposições no programa Origem Minas- SEBRAE através dos municípios regionais da AMOG, com isso tem gerado uma perspectiva diferente a eles, pois, veem seus cafés sendo destaque de qualidade, com pontuações altas e nuances agradável ao consumidor, os quais que tem valorizado seus esforços e compromisso em produzir com responsabilidade.

Fonte: Associação dos Cafeicultores Sudoeste de Minas