Cafeeiros de catucaí amarelo 785-15 apresentam bom comportamento na cafeicultura de montanha

Imprimir
Os cafeeiros catucaí amarelo 785-15 têm apresentado boas e apropriadas características para o cultivo na cafeicultura de montanha. A variedade catucaí 785-15 surgiu do cruzamento natural do icatu 4782-785 com o catuaí. Neste material, foram selecionadas plantas de porte baixo e, uma delas, da cova 15, se mostrou muito resistente ao nematoide M. exígua. Pelas suas boas características, de produtividade e resistência, passou a ser muito cultivada nas regiões de montanha na Zona da Mata de Minas e Sul do Espírito Santo.

Dentro de uma plantação comercial do catucaí 785-15 de frutos vermelhos, cultivada na Zona da Mata de Minas, foi identificada, em 2001, uma planta de frutos amarelos, como provável resultado de cruzamento natural com outro material existente na propriedade, podendo ser com catuaí amarelo ou com catucaí amarelo. Essa planta passou a ser multiplicada e selecionada em três gerações, e deu origem à cultivar catucaí amarelo 785-15.

A observação em campo de cafeeiros da cultivar catucaí amarelo 785-15 mostra que eles possuem algumas características semelhantes às da cultivar de frutos vermelhos, destacando-se a mesma resistência ao nematoide exígua, a precocidade na maturação e o tamanho grande dos frutos. Ambas as cultivares possuem tolerância à ferrugem, sendo necessário, por isso, o controle químico, porém facilitado com menor número de aplicações. As folhas das plantas são mais estreitas e mais acosteladas, e suas brotações terminais têm cor bronzeada.

Três principais características diferenciais foram observadas na cultivar de catucaí 785 de frutos amarelos: seu porte um pouco maior, sua copa mais estreita e sua maior produtividade. Além disso, essa cultivar parece se adaptar melhor a diferentes regiões e possui uma maturação bem igualada dos frutos. Verificou-se, também, que as plantas sofrem menos estresses hídricos, chegando na floração mais enfolhadas. Talvez, por essas boas características, ultimamente os produtores têm dado preferência ao plantio dessa cultivar, em maior escala, em relação ao catucaí 785-15 normal, de frutos vermelhos.

As características de maturação mais precoce dos frutos e da arquitetura de copa mais estreita favorecem o uso da cultivar catucaí amarelo 785-15 em sistemas de plantio mais adensados, portanto, com boa adequação para a cafeicultura de montanha.


Cafeeiros da cultivar catucaí amarelo 785-15 na segunda safra, mostrando boa produtividade, uniformidade de maturação e rosetas cheias – Mutum (MG), maio/2023


Pode-se observar, em foto mais de perto, a arquitetura diferente das plantas, com copa mais estreita, e a boa produtividade de cafeeiros da cultivar catucaí amarelo 785-15 na segunda safra – Mutum (MG), maio/2023

Por José Braz Matiello, Folha Procafé | Extraído do site Café Point